Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Direitos Humanos e Inclusão

Campanha Feminicídio Zero ganha espaço permanente no CEHS com inauguração do Banco Vermelho em Tocantinópolis

Ação integra a campanha Feminicídio Zero e marca compromisso da UFNT com a conscientização, a prevenção da violência contra as mulheres e a promoção dos direitos humanos.

publicado: 25/06/2026 16h16,
última modificação: 25/06/2026 16h17

Tocantinópolis (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) e da Comissão Permanente de Políticas para as Mulheres, realizou na manhã desta quarta-feira (24) a inauguração do Banco Vermelho, símbolo internacional de conscientização e combate à violência contra as mulheres. A cerimônia ocorreu antes da abertura da VII Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (Expomatec) e reuniu estudantes, docentes, técnicos, gestores e participantes do evento.

A instalação integra a campanha nacional Feminicídio Zero e busca sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre a gravidade da violência de gênero e do feminicídio. O Banco Vermelho é um símbolo de memória, reflexão e mobilização social, representando as vidas de mulheres interrompidas pela violência e convidando a população a agir na prevenção e no enfrentamento desse problema.

A solenidade contou com a presença do reitor da UFNT, professor Airton Sieben; do vice-reitor, professor Nataniel Araújo; do diretor do CEHS, professor Marco Aurélio; da vice-diretora do centro, professora Aline Campos; da secretária da mulher de Tocantinópolis, Eleny Araújo, além de docentes, estudantes e representantes da comunidade.

A ação foi idealizada pela Comissão Permanente de Políticas para as Mulheres da UFNT, com apoio da gestão institucional e colaboração do setor de engenharia da universidade. Participaram diretamente da organização as professoras Iara Rodrigues da Silva, do curso de Educação do Campo; Carliene Freitas da Silva Bernardes, do curso de Direito e coordenadora do PAPU; Aline Campos, do curso de Pedagogia e vice-diretora do CEHS; Sueli Marques Ferraz, professora substituta do curso de Pedagogia; e Silene Ferreira.

Além da estrutura física, o Banco Vermelho traz informações de utilidade pública, incluindo canais de denúncia e apoio às vítimas, como o Disque 180 e o telefone 190, QR Code com orientações sobre violência doméstica e conteúdos educativos voltados à prevenção.

Como parte da iniciativa, a comunidade acadêmica participou de uma enquete para escolher a frase que seria inscrita no banco. A mensagem vencedora, de autoria da professora Sueli Marques Ferraz, foi:

“Não é amor se ela morre, não é paixão se vira estatística.”

A frase sintetiza a proposta da campanha ao chamar atenção para a necessidade de reconhecer, denunciar e combater todas as formas de violência contra as mulheres.

Durante a cerimônia, os participantes destacaram a importância de ações educativas permanentes que promovam a igualdade de gênero, o respeito aos direitos humanos e a construção de ambientes mais seguros para as mulheres dentro e fora da universidade.