
Brasília (DF) – Na manhã desta terça-feira (27), o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, participou de uma reunião institucional no Ministério da Saúde (MS), em Brasília, com representantes de áreas estratégicas da gestão do trabalho, da educação na saúde e das residências médicas.
O encontro reuniu o secretário adjunto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Jerzey Timóteo Ribeiro Santos; a assessora de gabinete da SGTES/MS, Adernanda de Rocco Guimarães; o representante da Coordenação-Geral de Residências em Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS), Rodrigo Alves Rodrigues; além do responsável técnico pelas residências médicas do MEC, Marcelo Markerndorf.
De acordo com o reitor, a reunião foi bastante produtiva e teve como principal objetivo aproximar as instituições, promovendo alinhamentos e encaminhamentos voltados ao desenvolvimento de ações estratégicas na área da saúde, especialmente para Araguaína, o Norte do Tocantins e a região Amazônica.
Entre os temas discutidos estiveram residências médicas, formação em saúde, possibilidades de futuras parcerias interinstitucionais e o encaminhamento de uma nova reunião, a ser realizada nos próximos dias, envolvendo também o Ministério da Educação, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e a Secretaria Municipal de Saúde, com foco no fortalecimento da formação profissional e na ampliação de ações e cursos na área da saúde.
Para o reitor Airton Sieben, a agenda reforça o papel social da UFNT e a importância da articulação institucional. “Seguimos construindo e desenvolvendo o papel social da universidade por meio do trabalho coletivo, do diálogo e da articulação com instituições estratégicas, sempre com foco nas necessidades regionais e na qualificação da formação em saúde”, destacou.
