
Araguaína (TO) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está com inscrições abertas no concurso público nacional para a área médica, com previsão de mais de 150 vagas distribuídas em 96 especialidades. O certame visa à contratação de profissionais para atuação nos hospitais universitários federais administrados pela estatal, entre eles o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT/Ebserh). As inscrições seguem até o dia 30 de janeiro; saiba mais aqui.
Para o HDT-UFNT/Ebserh, estão previstas oito vagas imediatas, distribuídas entre as especialidades de Cardiologia (1), Clínica Médica (5), Hematologia e Hemoterapia (1) e Oftalmologia (1). Além disso, será formado cadastro de reserva para outras 16 especialidades médicas, conforme a necessidade da unidade hospitalar.
O extrato do concurso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), e o edital normativo está disponível nos sites da Ebserh e da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.
Política de cotas ampliada
O edital estabelece uma política de ações afirmativas ampliada, com reserva de vagas para pessoas pretas e pardas (25%), pessoas com deficiência (10%), indígenas (3%) e quilombolas (2%) — esta última incluída pela primeira vez nos concursos da Ebserh. Em relação ao último certame, houve um acréscimo de 5% na reserva de vagas para pessoas pretas e pardas. Outra mudança relevante é a nova ordem de convocação, que passa a priorizar as pessoas com deficiência.
Provimento tempestivo de profissionais
O concurso público anterior da Ebserh, homologado em junho de 2025, resultou na convocação de mais de 1.240 médicos e médicas em todo o país, número que superou em mais de seis vezes as vagas imediatas inicialmente previstas em edital, com esgotamento do cadastro de reserva em diversas especialidades.
Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, o novo concurso é essencial para o cumprimento da missão institucional da empresa. “Nosso propósito é integrar saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca.
A diretora ressalta ainda que a Ebserh atua para garantir a contratação tempestiva de profissionais aprovados sempre que houver demanda para expansão ou reposição da força de trabalho nos hospitais que integram a Rede Ebserh e na administração central da estatal, em Brasília. Ela enfatiza também que os candidatos aprovados no último concurso, homologado em junho de 2025, manterão prioridade nas convocações, e que os editais das áreas administrativa e assistencial terão sua validade prorrogada por mais um ano.
Sobre a Ebserh
O Hospital de Doenças Tropicais da UFNT integra a Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais em todo o país. Essas unidades atuam de forma integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da área da saúde, o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da inovação nas universidades federais.
Texto adaptado, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
