Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Capacitação

UFNT promove curso de oratória e comunicação assertiva para gestores

Capacitação realizada pela Sucom e Propessoas aprimorou habilidades comunicativas de servidores e marcou o pré-lançamento da Política de Comunicação Institucional da Universidade.

publicado: 09/11/2025 13h46,
última modificação: 12/11/2025 11h29


Nos dias 6 e 7 de novembro, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Superintendência de Comunicação (Sucom) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Propessoas), promoveu o Curso de Oratória e Comunicação Assertiva, voltado para servidores da alta gestão e profissionais da comunicação da instituição.

Com o objetivo de aperfeiçoar a expressão oral e a comunicação institucional, o curso foi ministrado pela fonoaudióloga Luiza Monteiro, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A capacitação apresentou técnicas para o desenvolvimento da oratória no ambiente laboral, com foco no aprimoramento da comunicação pessoal e profissional, contribuindo para apresentações mais assertivas, entrevistas e representações institucionais.


A metodologia combinou aulas expositivas e treinamento prático, além de avaliações individuais e feedbacks personalizados, com o intuito de promover melhorias contínuas nas habilidades comunicativas de cada participante, a ser realizado posteriormente. Entre os temas abordados estavam linguagem simples, comunicação não violenta, liderança comunicativa, ruídos da comunicação e técnicas vocais.

Durante o evento, a superintendente de Comunicação da UFNT, Daianni Parreira, realizou o pré-lançamento da Política de Comunicação Institucional da Universidade, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 16 de outubro de 2025. “A Política de Comunicação representa um marco na consolidação dos princípios que orientam a comunicação da UFNT. Ela define diretrizes para uma atuação integrada, ética e transparente, reforçando o compromisso institucional com o diálogo e a informação pública de qualidade”, destacou.

Para a palestrante Luiza Monteiro, a capacitação vai além da técnica e alcança o fortalecimento da imagem institucional e da segurança comunicativa dos servidores. “Comunicar-se bem é essencial em qualquer ambiente, especialmente no serviço público, onde representamos uma instituição sagrada. A oratória e a comunicação assertiva são ferramentas que ampliam a clareza, a empatia e a confiança nas relações de trabalho e na interlocução com a sociedade”, conclui.