
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realiza, de 27 a 31 de outubro de 2025, o IV Seminário Integrado Ciência e Sociedade – TEIA UFNT 2025, com o tema “Desafios e possibilidades de integração regional no ensino, pesquisa, extensão e inovação”. Saiba mais no site do evento <https://doity.com.br/teia-ufnt-2025>.
Organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa (Propesq), de Graduação (Prograd) e de Extensão e Cultura (Proex), o evento tem como objetivo fortalecer o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e promover a troca de experiências entre estudantes, docentes, técnicos e a comunidade externa.
A edição deste ano contará com uma programação diversificada, distribuída entre o Centro de Ciências Integradas (CCI), em Araguaína e o Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), em Tocantinópolis, reunindo atividades acadêmicas, científicas e culturais que refletem o papel da UFNT na promoção do desenvolvimento regional e da integração amazônica.
A abertura oficial ocorre no CEHS, no dia 27 de outubro, às 9h, no Auditório Babaçu, em Tocantinópolis, com apresentação cultural do professor Bonila e Banda e mesa-redonda com reitores da UFNT, UNIFESSPA, UEMASUL e UFMA, abordando o tema “Integração Regional”. A tarde e a noite terão apresentações do PIBID e Alvorecer, em salas virtuais.
28 de outubro – Apresentações de projetos do PIBEX-Norte e do Floresça, além de iniciativas de extensão em diversas áreas, das 8h às 12h, nas salas do Bloco H, no CCI. À tarde, às 14h30, no anfiteatro do Bloco G, ocorre o Momento Propessoas, com palestra do educador Cipriano Luckesi.
29 de outubro – Dia dedicado à pesquisa e inovação, com apresentações de trabalhos dos programas PIBIC, PIVIC e PIBIT nas salas do Bloco H, das 8h às 18h. À noite, o anfiteatro do Bloco G recebe as mesas-redondas “Pós-graduação Lato Sensu na UFNT: cenários e desafios atuais” e “Equidade: desafios e caminhos na UFNT”.
30 de outubro – As atividades seguem com a mesa-redonda “Extensão na Pós-Graduação da UFNT”, às 19h, no Bloco G, além de apresentações de pesquisa e ensino dos programas PIBIC, PIVIC e PIBIT durante todo o dia, no Bloco G.
31 de outubro – O encerramento será marcado pela exposição de telas do artista plástico Iguatemy Lopes, no hall do Bloco G, das 9h às 17h, seguida de premiações e cerimônia de encerramento no anfiteatro do Bloco G, das 14h às 18h.
Além da programação científica, o PAPU – Programa de Atividades Pedagógicas para Crianças promoverá atividades lúdicas durante todo o evento, com intuito de garantir a integração de famílias e crianças à rotina do TEIA.
