
Nos dias 26 e 27 de setembro, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) promoveu a continuidade do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola do Centro Norte Tocantinense, com atividades presenciais realizadas na Escola Municipal de Muricilândia (TO).
A formação integra as ações da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX), do Curso de História e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas (NEUZA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (SEDUC-TO) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).
O encontro teve como foco o Módulo 5-B – Saberes Contracoloniais e Educação das Relações Étnico-Raciais, sob responsabilidade da professora Maria Zilma, e foi marcado por momentos de vivência, escuta, produção pedagógica e pelo fortalecimento da valorização dos saberes ancestrais quilombolas da região.
A programação teve início na noite da sexta-feira (26), com a formação da mesa de abertura e pronunciamentos das autoridades presentes. Em seguida, o grupo quilombola Negras Mariamas apresentou uma atividade cultural que antecedeu a palestra “Entre a Lei e as Práticas – desafios e possibilidades de produção de recursos didáticos antirracistas”, ministrada pela professora Maria Zilma, com mediação de Antônio Lucas Ferreira.
As atividades de sábado (27) tiveram início com uma dinâmica de corpo e território, conduzida pela professora Maria Zilma, que estimulou os participantes à autoidentificação e ao trabalho coletivo em círculo. Em seguida, Antônio Lucas Ferreira ministrou uma oficina sobre a produção de contos e palavras de origem africana, também em formato participativo.
Na segunda parte da programação, os cursistas foram divididos em grupos de trabalho, reunindo representantes das comunidades quilombolas de Cocalinho, Muricilândia e Pé do Morro. As equipes discutiram propostas para a elaboração de materiais didáticos antirracistas, que foram socializadas em uma apresentação coletiva.
O encontro foi encerrado com uma visita à comunidade quilombola Dona Juscelina, em um momento simbólico que fortaleceu os vínculos entre o curso e as comunidades locais. A etapa reafirmou o compromisso da UFNT e das comunidades envolvidas com a construção de uma educação quilombola enraizada na ancestralidade, no território e em práticas pedagógicas antirracistas.
