
Araguaína (TO) – Na última terça-feira (26), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) registrou um marco histórico para o curso de Geografia com a realização da primeira defesa de memorial do colegiado, apresentada pelo professor Jean Carlos Rodrigues.
A defesa de memorial é uma etapa fundamental no processo de promoção à classe de Professor Titular nas universidades federais brasileiras. Diferente de uma defesa de tese ou dissertação, esse momento acadêmico consiste na apresentação e avaliação da trajetória docente, abrangendo experiências de ensino, pesquisa, extensão e gestão ao longo da carreira universitária.
Professor do curso de Geografia desde 2005, Jean Carlos Rodrigues completou duas décadas de atuação na instituição, vivenciando e contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da universidade e da área de formação geográfica na região. “Tive toda a minha formação na educação pública, e ser promovido como Professor Titular de uma instituição pública e de qualidade, em um curso de graduação que foi avaliado com nota máxima (5) pelo MEC e que completa este ano 40 anos, muito me orgulha”, destacou o docente.
Jean Carlos ressaltou ainda seu compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido na graduação e na pós-graduação, reforçando o papel social da universidade. “Vou continuar trabalhando em prol da formação acadêmica, política e cidadã da nossa sociedade tocantinense”, afirmou.