
Nos dias 19 e 20 de agosto, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), representada pelo professor Freud Romão, diretor do Instituto de Inovação e Internacionalização (INOVA-IN), e pela professora Claudenice Brito, participou do Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia, realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
No dia 19, os representantes da UFNT integraram a elaboração de uma carta conjunta com pesquisadores, instituições de ensino superior e representantes da sociedade da região Norte. O documento reúne as principais demandas da comunidade científica amazônica em relação às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), conforme os seis eixos e 30 objetivos definidos para a COP 30.
A carta, entregue ao presidente da COP 30, embaixador André Corrêa Lago, destacou a necessidade de ampliar investimentos em pesquisa e inovação voltados ao desenvolvimento sustentável e à formulação de políticas públicas que contemplem as especificidades da região Norte do país.
Além da participação coletiva, a delegação da UFNT também atuou na consolidação de parcerias estratégicas com universidades e centros de pesquisa da região, visando fortalecer projetos como a Estação de Pesquisa e Monitoramento de Mudanças Climáticas do Bico do Papagaio, realizada em cooperação com a Universidade Estatal de Tyumen, da Rússia.
No dia 20, durante a cerimônia de entrega da carta à Presidência da COP 30, estiveram presentes a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a primeira-dama Janja Lula da Silva, o embaixador Corrêa Lago, reitores de universidades da região Norte, representantes de movimentos sociais, instituições de pesquisa e lideranças da comunidade.
Encerrando a agenda, a equipe da UFNT participou de reuniões bilaterais com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para apresentar os projetos da Estação de Pesquisa e da Escola do Carbono, que integram a estratégia de internacionalização, inovação e sustentabilidade da universidade.