Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Acesso ao ensino superior

Cronograma da segunda edição do Exato em 2025 tem início das inscrições marcado para agosto

Prova de habilitação para processos seletivos de acesso à UFT, UFNT e IFTO será aplicada em outubro

publicado: 19/07/2025 09h35,
última modificação: 19/07/2025 09h35

A Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT) já definiu o cronograma da segunda edição de 2025 da prova do Exato – o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins.

A prova, que habilita estudantes a participarem de processos seletivos da UFT e também da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) e do IFTO (Instituto Federal de Educação do Tocantins) será realizada no dia 19 de outubro, conforme já havia sido anunciado anteriormente. Assim como a primeira edição desse ano, haverá aplicação em todas as cidades que possuem câmpus de pelo menos uma das três instituições conveniadas, totalizando 14 municípios do estado.

O edital do Exato 2025 – 2ª edição deve ser publicado no dia 30 de julho e as inscrições para a prova poderão ser realizadas do dia 7 de agosto até o dia 10 de setembro.

A taxa de inscrição será de R$ 70, mas estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, indígenas e também quilombolas poderão realizar a prova de graça. Para isso, no entanto, precisarão solicitar a isenção enviando documentos comprobatórios nos dias 7 e 8 de agosto.

Qualquer pessoa que esteja cursando ou já tenha concluído o Ensino Médio, de qualquer estado do país, pode fazer o Exato.

Vagas

O edital do Exato não contém vagas específicas porque não é um processo seletivo em si, e sim uma prova de habilitação. No entanto, é esperado que as instituições divulguem, nas próximas semanas, prévias dos quadros de vagas que serão disponibilizadas para o primeiro semestre letivo de 2026 em processos seletivos pela nota do Exato.

Na UFT, pelo menos metade das vagas devem ser disponibilizadas para participantes do Exato, e as demais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais informações oficiais sobre o Exato são publicadas regularmente no Instagram @acessoexato.

Texto: Sucom/UFT.