Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

UFNT realiza 1º Rito de Acolhida para estudantes Apinajé do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena (Panhĩ)

publicado: 27/06/2025 16h33,
última modificação: 27/06/2025 17h37

Tocantinópolis (TO) – No dia 25 de junho de 2025, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena (Panhĩ), vinculado ao Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), realizou o 1º Rito de Acolhida aos estudantes Apinajé, na Unidade Babaçu, em Tocantinópolis.

O evento marcou o início das atividades da nova turma do curso, composta por 30 professores e professoras indígenas da Terra Indígena Apinajé, e teve como objetivo promover um momento de recepção e fortalecimento da presença dos povos indígenas na universidade, reafirmando o compromisso institucional com a formação superior indígena.

A programação teve início com uma apresentação cultural Apinajé, que expressou conhecimentos tradicionais por meio de cantorias — elemento fundamental da relação do povo Apinajé com a história, os espíritos e a natureza. Em seguida, os presentes assistiram a um curta-metragem sobre a criação do curso, antes da composição da mesa de abertura com autoridades acadêmicas e representantes indígenas.

Participaram da mesa o reitor da UFNT, professor Dr. Airton Sieben; o vice-reitor, professor Dr. Nataniel da Vera-Cruz; a professora Dr.ª Milena Pedro, representando a direção do CEHS; a professora Dr.ª Aline Campos, coordenadora do PARFOR; o professor Dr. Raimundo Nonato de Pádua Câncio, coordenador do curso Panhĩ; e a professora Dr.ª Silene Costa Claro, vice-coordenadora do curso de Pedagogia. Também estiveram presentes os diretores das Escolas Estaduais Indígenas Matyk e Tekator, além de professores e estudantes do CEHS.

O evento contou ainda com duas palestras na chamada mesa de acolhida. O professor Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFNT) falou sobre línguas indígenas, sociedade e natureza, destacando a importância das universidades na preservação dos conhecimentos tradicionais. Já o professor Júlio Kâmer Ribeiro Apinajé (SEDUC/TO) abordou os avanços e desafios da educação escolar Apinajé, com foco na alfabetização bilíngue e intercultural.

Encerrando a programação, a professora Rosilene Fernandes da Costa Apinajé apresentou seu livro bilíngue “MĒHPRĪJÊ XÀHPUMUNH NẼ KOT AMNHĨ NHĨPÊX – Cantorias, brincadeiras e narrativas”, publicado pela Nagô Editora. A obra, baseada em seu trabalho de conclusão de curso, foi distribuída aos participantes.

“Esse rito de acolhida representa um marco fundamental na valorização dos saberes indígenas e na consolidação da formação intercultural que buscamos promover com o curso Panhĩ. É uma forma de reafirmar o nosso compromisso com a presença e a permanência dos povos indígenas na universidade, reconhecendo a riqueza de seus conhecimentos e fortalecendo a formação de professores indígenas comprometidos com suas comunidades”, destacou o professor Dr. Raimundo Nonato de Pádua Câncio.


Texto: Raimundo Nonato Câncio

Edição e revisão: Eveliny Jácome

Foto: Raimundo Nonato Câncio