
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX), do Curso de História e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas (NEUZA), realizou, nos dias 13 e 14 de junho de 2025, mais uma etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola do Centro Norte Tocantinense. O encontro aconteceu na Escola Municipal Eurípia Pereira Lopes, no município de Santa Fé do Araguaia/TO.
A formação é fruto da articulação institucional com a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO) e com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI-MEC), reafirmando o compromisso coletivo com a valorização da educação escolar quilombola e com a escuta dos territórios.
Nesta etapa, o curso abordou o Módulo 03 – Tempo Comunidade, voltado à construção de práticas pedagógicas a partir das memórias, experiências e vivências dos territórios quilombolas da região, como Dona Juscelina, Cocalinho, Pé do Morro, entre outros.
A programação teve início na noite de sexta-feira (13), com a composição de mesa com autoridades educacionais, lideranças quilombolas e representantes institucionais. A noite contou com apresentação cultural do Quilombo Cocalinho e com a palestra de abertura “O Corpo-Espelho Negro”, proferida pela professora Maria Zilma, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura (PPGCULT).
No sábado (14), a programação seguiu com duas palestras: “Estradas e Histórias: a produção de materiais didáticos a partir das fontes orais e fotográficas”, ministrada por Dionathan Soares Fragoso (Mestre PROFHISTÓRIA), e “História e Cultura do Povo Kraó: a produção de materiais didáticos a partir das fotografias e dissertações dos indígenas”, apresentada por Jesmary Dantas Macedo (também Mestre PROFHISTÓRIA). Após os debates, foram lançados os e-books dos dois pesquisadores.
Durante a tarde, os(as) cursistas participaram de oficinas pedagógicas por território, focadas na produção de materiais didáticos baseados em experiências escolares e comunitárias. A atividade teve como objetivo valorizar os registros locais e fortalecer a construção de conteúdos educativos alinhados às realidades quilombolas.
O encontro foi encerrado com a socialização dos roteiros pedagógicos produzidos, uma avaliação coletiva e uma visita à comunidade local, reafirmando a proposta do curso de articular teoria e prática na formação docente voltada à educação escolar quilombola.
A UFNT, por meio do Programa Escola Quilombo – SECADI/MEC, segue comprometida com a construção de processos formativos críticos, situados e coletivos, em diálogo com os territórios e os saberes ancestrais dos povos quilombolas do Tocantins.


