Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Interdisciplinaridade

CCI/UFNT institui primeiro departamento acadêmico: Física e Tecnologias Interdisciplinares

publicado: 11/06/2025 14h51,
última modificação: 25/06/2025 16h38

Araguaína (TO) – Em mais um marco importante para o fortalecimento de sua estrutura acadêmica, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) consolidou, no último dia 3 de junho, a criação do Departamento de Física e Tecnologias Interdisciplinares. A iniciativa representa um avanço significativo para o Centro de Ciências Integradas (CCI), que havia aprovado a proposta no início deste ano em seu Conselho.

Durante reunião conjunta dos colegiados dos cursos de Licenciatura em Física, Engenharia Biomédica e do Mestrado Profissional em Ensino de Física, foi eleito como chefe pro tempore do novo departamento o professor Fernando Lessa Carneiro. A nomeação marca uma nova etapa na organização administrativa e acadêmica do CCI e reforça o compromisso da UFNT com a interdisciplinaridade e com a formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios contemporâneos da ciência e da tecnologia.

O novo departamento nasce com a missão de integrar, de forma orgânica, atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o diálogo entre diferentes campos do conhecimento e incentivando abordagens inovadoras na educação científica. Ao reunir cursos com perfis diversos, mas complementares, a UFNT dá um passo firme em direção à consolidação de uma identidade acadêmica que valoriza a formação crítica e a atuação transformadora no campo das ciências e tecnologias.

Além de ser o primeiro departamento oficialmente criado no âmbito do CCI, o Departamento de Física e Tecnologias Interdisciplinares é apenas o segundo a ser instituído na estrutura da UFNT, o que evidencia o papel estratégico do centro na construção e consolidação da universidade. A iniciativa também sinaliza o fortalecimento do projeto institucional da UFNT, que se consolida como referência regional no desenvolvimento científico, tecnológico e educacional no Norte do Brasil.

O professor Fernando Lessa Carneiro será responsável por conduzir os trâmites formais para a efetivação do novo departamento, incluindo a elaboração do regimento interno e sua posterior aprovação pelo Conselho Universitário (CONSUNI). Com o engajamento da comunidade acadêmica – docentes, discentes e técnicos-administrativos – o novo departamento deverá impulsionar projetos interdisciplinares, experiências pedagógicas inovadoras e ações de impacto social que reforcem o protagonismo da universidade na região.