Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

UFNT recebe alunos do ensino fundamental em ação que integra literatura e ensino superior

publicado: 25/04/2025 10h54,
última modificação: 25/04/2025 18h35

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi palco, no dia 23 de abril, de uma ação especial que reforça os laços entre a educação básica e o ensino superior. A visita de alunos do 9º ano do Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado à Biblioteca Prof. Severino Francisco teve como foco o incentivo à leitura e à valorização da literatura tocantinense.

Recepcionados na sala da Diretoria de Bibliotecas pelos bibliotecários Meirilane Leocadio e Alcebiades Lira, os estudantes estiveram acompanhados pelos professores Ananda Kardyelle e Gildevam de Oliveira. Também participaram do encontro os alunos Nicole Sousa, Lyvia Frazão e Ryan Delacerda, representando o grupo envolvido no projeto de produção de um documentário literário.

A atividade teve como ponto alto a interação com o escritor Francisco Neto Pereira Pinto — servidor da UFNT, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) e autor de obras como À Beira do Araguaia e Saudades do Meu Gato Dom, que foram estudadas pelos alunos ao longo do bimestre. A visita proporcionou uma entrevista exclusiva com o autor, enriquecendo o conteúdo do documentário produzido pela turma.

Como parte do encerramento do projeto, está programada para o dia 26 de abril a Ação “Dia D da Leitura – Produção Artístico-Literária Tocantinense”. O evento celebrará a conclusão das atividades com uma homenagem ao escritor Francisco Neto como personalidade literária, além da apresentação de uma peça teatral baseada na obra Saudades do Meu Gato Dom, encenada pelos próprios alunos.

A UFNT, por meio dos servidores envolvidos, parabenizou os envolvidos pela dedicação e destacou a importância da iniciativa na promoção da cultura e valorização da literatura regional. E agradeceram ao Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado pela parceria, ressaltando o impacto positivo da integração entre diferentes níveis de ensino e o poder transformador da educação.