Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Ensino

Professor da UFNT doa livros e fortalece formação intercultural de estudantes indígenas

Iniciativa beneficia acadêmicos do curso de Pedagogia Intercultural Indígena (Panhῖ) e contribui para a valorização da língua e dos saberes do povo Apinajé.

publicado: 14/01/2026 10h48,
última modificação: 14/01/2026 10h53

Tocantinópolis (TO) – Estudantes do curso de Pedagogia Intercultural Indígena (Panhῖ), vinculado ao Parfor-Equidade do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), foram contemplados, nesta segunda-feira (12), com uma importante ação de incentivo à formação acadêmica e ao fortalecimento das línguas maternas indígenas.

A iniciativa foi realizada pelo professor Francisco Edviges Albuquerque, que promoveu a doação de livros durante a disciplina Língua Panhῖ/Apinajé II, atualmente sob sua responsabilidade. Ao todo, 30 estudantes receberam exemplares de obras voltadas ao ensino da língua, da cultura e dos saberes tradicionais do povo Apinajé.

Cada acadêmico foi contemplado com cinco títulos: Apinayé Kapẽr Pumunh Ewa ã Kagà; Ahtor Kurũm ho Hkrax nẽ ma tẽ nẽ Xore Kamã Hatuj (Inicia em Jaó e Finaliza em Raposa); Apinaje Kamã nũm mẽ mry apỹnhã wa harẽnh (Matemática e Ciências Apinayé); Do Texto ao Texto: leitura e redação; e Panhῖ Kapẽr – Kupẽ Kapẽr (Dicionário Escolar Apinayé).

As obras foram organizadas pelo professor Francisco Edviges em parceria com professores apinajé, resultado de um trabalho coletivo comprometido com a valorização dos conhecimentos indígenas e com a produção de materiais didáticos contextualizados.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso dos estudantes indígenas a materiais especializados, contribuindo para o estudo, a preservação e o fortalecimento das línguas maternas, além de promover uma formação intercultural crítica e emancipadora.

A doação reafirma o compromisso da UFNT e do Parfor-Equidade com uma educação superior pautada na diversidade, no respeito aos povos indígenas e na valorização de seus saberes, línguas e práticas culturais.