Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Parceria Interinstitucional

UFNT e Fapt fortalecem diálogo institucional para ampliação do fomento à pesquisa

Reunião na Reitoria marcou a apresentação do novo gestor da Fundação e o alinhamento de demandas e perspectivas para o fortalecimento da pesquisa científica na universidade.

publicado: 13/01/2026 11h06,
última modificação: 13/01/2026 15h42

Araguaína (TO) – Nesta segunda-feira (12), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebeu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt), professor Adriano Rodrigues de Moraes, para uma reunião institucional realizada na sala 43 da Reitoria. O encontro reuniu servidores docentes e técnicos; além de gestores da universidade e foi solicitado pelo próprio presidente da Fundação, com o objetivo de se apresentar oficialmente e ouvir as principais necessidades e demandas da UFNT no campo da pesquisa científica.

A reunião foi presidida pelo vice-reitor da UFNT, professor Nataniel Araújo e pelo professor Márcio Melo, gestor substituto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), e teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional entre a universidade e a Fapt, órgão vinculado ao Governo do Estado do Tocantins e responsável pelo fomento à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no estado.

De acordo com o vice-reitor, o encontro foi positivo e produtivo. “Foi uma reunião muito proveitosa entre o presidente da Fapt, professor Adriano Moraes, e vários servidores da UFNT. Destaco a iniciativa de aproximação entre as duas instituições, por meio do diálogo solicitado pela própria Fundação, além do aprofundamento em temas e sugestões de ações que certamente vão enriquecer a pesquisa no Tocantins e no país”, avaliou.

Durante a reunião, os participantes puderam apresentar demandas, compartilhar experiências e apontar desafios enfrentados pela UFNT no desenvolvimento de pesquisas, especialmente no que se refere à ampliação de oportunidades de fomento, ao fortalecimento da infraestrutura científica e à valorização da produção acadêmica desenvolvida no norte do estado.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins desempenha papel estratégico na execução de políticas públicas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação, apoiando pesquisadores, instituições científicas e projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do estado.