Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Avaliação CAPES

Revistas científicas da UFNT se destacam na nova classificação do Qualis/CAPES 2021–2024

Seis periódicos vinculados à Universidade obtêm reconhecimento nacional e internacional, com quatro revistas classificadas no estrato A.

publicado: 13/01/2026 16h13,
última modificação: 13/01/2026 16h13

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) obteve resultados expressivos na mais recente classificação do Qualis/CAPES (quadriênio 2021–2024). A avaliação, que analisa a qualidade dos periódicos científicos nos quais são publicados os trabalhos dos programas de pós-graduação stricto sensu do país, reconheceu o impacto e a relevância das revistas científicas vinculadas à instituição.

De acordo com o professor Gustavo Cunha de Araujo, diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), seis periódicos da UFNT foram avaliados no atual ciclo do Qualis/CAPES. A Revista Brasileira de Educação do Campo alcançou o estrato A2, enquanto as revistas EntreLetras, Escritas e Revista Tocantinense de Geografia foram classificadas como A3. A Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática obteve classificação B2, e os Arquivos Brasileiros de Educação Física, B4.

O resultado é considerado altamente positivo, uma vez que quatro das seis revistas da UFNT estão posicionadas no estrato A, o mais elevado do sistema de avaliação, o que indica impacto e reconhecimento científico em âmbito nacional e internacional.

Como funciona o Qualis/CAPES

O Qualis/CAPES é um sistema de classificação criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de avaliar a produção intelectual dos programas de pós-graduação do Brasil. O sistema ranqueia periódicos científicos nacionais e internacionais conforme critérios de qualidade editorial, impacto acadêmico e relevância para cada área do conhecimento.

As revistas são agrupadas em estratos que vão de A a C, sendo o estrato A o de maior peso na avaliação dos programas e o C aquele que não possui impacto na pontuação da CAPES.

Relevância para a produção científica e a visibilidade institucional

Para o professor Gustavo, todas as revistas que integram o Portal de Periódicos da UFNT desempenham papel fundamental no fortalecimento da ciência produzida na Universidade. Ele destaca que a expressiva presença no estrato A contribui diretamente para o crescimento da UFNT nos indicadores nacionais e internacionais de qualidade acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento, em diferentes áreas.

Gustavo ressalta ainda que o trabalho desenvolvido pelos editores(as) e colaboradores dos periódicos científicos da UFNT é um pilar estratégico do ecossistema de pesquisa institucional. Esse esforço promove a divulgação qualificada dos resultados de pesquisa, fortalece os programas de pós-graduação, contribui para a formação de novos pesquisadores e amplia a inserção de discentes na comunidade científica.

Além disso, a atuação das equipes editoriais potencializa a divulgação científica e o impacto institucional, ao democratizar o acesso ao conhecimento, ampliar a visibilidade e o prestígio da UFNT e fomentar colaborações e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais.