Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Internacionalização

Docentes da UFNT participam do Encontro Nacional da Rede Andifes IsF

Evento discutiu ecossistemas de aprendizagem com Inteligência Artificial e contou com apresentação de trabalho desenvolvido no Núcleo de Línguas da UFNT.

publicado: 01/12/2025 14h28,
última modificação: 01/12/2025 14h48

Entre os dias 26 e 28 de novembro, as docentes Alessandra Cristina Rigonanto, Elisa Borges de Alcântara e Naiana Siqueira Galvão, participaram do Encontro Nacional da Rede Andifes IsF 2025 – Ecossistemas de Aprendizagem com IA, realizado em Recife. A programação reuniu representantes de Núcleos de Línguas (NucLis) de universidades de todo o país para discutir tendências, práticas pedagógicas e desafios relacionados ao uso de Inteligência Artificial (IA) no ensino de línguas.

Neste ano, o encontro adotou como tema “Ecossistemas de Aprendizagem com IA: Reflexões críticas sobre as inteligências artificial e humana no ensino de línguas”, propondo debates sobre o papel da tecnologia na mediação linguística, o impacto das ferramentas digitais na formação de estudantes e professores e a construção de práticas pedagógicas éticas, críticas e inclusivas.

Representando a UFNT, as docentes apresentaram o trabalho “Inteligência artificial e produção de sentidos em aulas de português para estrangeiros: uma experiência crítica no IsF-UFNT”, no qual compartilharam experiências didáticas e análises sobre o uso da IA em atividades de Português como Língua Estrangeira.

A programação geral do encontro incluiu atividades formativas, apresentações culturais, palestras, oficinas e reuniões temáticas. No dia 26, o evento abriu com apresentação cultural, cerimônia oficial e palestra no auditório, seguidas, no período da tarde, pela atividade “As parcerias internacionais nas ações nacionais” e reuniões dos idiomas. O dia 27 concentrou apresentações de melhores práticas nas salas temáticas e encontro com parceiros internacionais. Já no dia 28, foram realizados informes da Rede, oficina de formação e encerramento coletivo, seguido de momento de confraternização.

A participação da UFNT reforça o compromisso institucional com o ensino de línguas, a internacionalização e a atualização pedagógica frente às transformações tecnológicas. O evento também fortalece a integração da universidade com a Rede Andifes IsF, ampliando oportunidades de cooperação acadêmica e aprimoramento de práticas voltadas à formação linguística.peração acadêmica e aprimoramento de práticas voltadas à formação linguística.