Universidade Federal do Norte do Tocantins

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XVI Semana de Letras da UFNT destaca desafios da formação docente e o papel dos documentos oficiais

Evento reuniu especialistas, acadêmicos e pesquisadores em três dias de debates sobre educação, linguagem, literatura e políticas públicas.

publicado: 13/11/2025 19h44,
última modificação: 13/11/2025 19h44

Araguaína (TO) — Após três dias de debates e atividades formativas, a XVI Semana Acadêmica do Curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) encerrou sua programação na quinta-feira (13) no Centro de Ciências Integradas (CCI). Com o tema “Documentos Oficiais e Formação de Professores”, o evento reuniu acadêmicos, docentes e pesquisadores em um amplo espaço de diálogo sobre linguagem, literatura e políticas educacionais.

Durante o encontro, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, acadêmicos, professores e pesquisadores participaram de mesas-redondas, minicursos e grupos temáticos que abordaram questões essenciais para a área de Letras, como políticas educacionais, ensino de línguas, literatura e inclusão.

O primeiro dia da programação foi marcado pela Mesa-Redonda 2, que discutiu a Educação Escolar Indígena do Estado do Tocantins e as Políticas de Formação de Professores. O debate abordou o processo de formação de docentes indígenas, as aspirações dos estudantes Akwê-Xerente e as contribuições da educação escolar indígena para as licenciaturas da UFNT.

Na quarta-feira (12), as discussões concentraram-se nos desafios do ensino de literatura e de língua inglesa. A mesa-redonda 3, intitulada Literatura e Ensino, trouxe reflexões sobre o ensino das literaturas em tempos de PNLD-literário e sobre a realidade do ensino de literatura no Tocantins.


À noite, a mesa-redonda 4, Formação de Professores de Língua e Literatura Inglesa, abordou temas como as vozes negras no ensino de inglês sob a ótica do antirracismo e apresentou o projeto “Frankenstein na Escola: Literatura como Lente para uma Crítica Social”.

O último dia da Semana Acadêmica foi dedicado à legislação e às práticas inovadoras na educação. A mesa-redonda 5, Bases Legais e Contextos Formativos na Educação de Surdos, tratou da educação bilíngue e do letramento crítico. Encerrando a programação, a mesa-redonda 6, “Das Diretrizes às Práticas: o que os Documentos Oficiais (não) Dizem e que os Professores Legitimam“, promoveu uma reflexão sobre a BNCC, a autonomia docente e a desobediência emocional no ensino.

Com uma programação diversificada e engajada, a XVI Semana Acadêmica de Letras reforçou o compromisso da UFNT com a pesquisa, o ensino e a extensão, incentivando o debate sobre as políticas educacionais e suas implicações diretas na formação e nas práticas pedagógicas dos futuros professores de Letras.