Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Parceria Interinstitucional

Delegação russa visita a UFNT e propõe cooperação em inovação e empreendedorismo

Parceria com universidades da Rússia e instituto chinês dos BRICS fortalece ações de internacionalização, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Norte do Tocantins.

publicado: 12/11/2025 10h31,
última modificação: 12/11/2025 10h31

Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebeu, entre os dias 6 e 11 de novembro, a visita de uma delegação russa composta pelos professores Andrei Tolstikov, vice-reitor sênior da Universidade Estatal de Tyumen (UTMN), e Ruslan Proklof, da Universidade Estatal de Moscou Lomonosov (MSU).

A visita integrou as ações de internacionalização da UFNT e foi organizada pelo Instituto de Inovação e Internacionalização (Inova-In). De acordo com o diretor do Inova-In, professor Freud Romão, a vinda da comitiva teve múltiplos objetivos, entre eles:

  1. A participação conjunta nas atividades da COP 30;
  2. A implantação da Estação de Monitoramento de Mudanças Climáticas do Bico do Papagaio, em Esperantina (TO);
  3. A ampliação da cooperação acadêmica, com intercâmbio entre professores e estudantes;
  4. O início de ações conjuntas de inovação, com a assinatura de Memorandos de Entendimento (MoUs) com novos parceiros internacionais.

Entre esses parceiros, destacam-se a Universidade Estatal de Moscou Lomonosov (MSU) e o Institute for Digital Economy and Artificial Systems (IDEAS-BRICS), sediado em Xiamen, na China, instituições que buscam fomentar projetos tecnológicos e soluções inovadoras em parceria com a UFNT.

Durante a programação, os visitantes participaram de uma expedição ao Bico do Papagaio, no local onde será construída a estação de monitoramento climático, reforçando o compromisso com a cooperação científica voltada à sustentabilidade e à mitigação das mudanças climáticas.

Na sexta-feira (07), a delegação também participou de uma reunião ampliada com a presença do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína, José Ribamar de Souza Júnior, na qual o Instituto IDEAS apresentou possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de projetos de inovação com empresas da região.

Segundo o professor Freud Romão, a cooperação entre a UFNT e os parceiros internacionais une esforços complementares. “A UFNT contribui com conhecimento científico e estrutura acadêmica, enquanto o IDEAS busca financiamento para projetos tecnológicos com soluções inovadoras. Essa integração potencializa o impacto da pesquisa e da inovação no Tocantins e na Amazônia Legal”, disse.

Para o reitor da UFNT, professor Airton Sieben, a visita reafirma o papel da Universidade como agente de transformação e desenvolvimento regional. “A internacionalização é um pilar essencial para a UFNT. Parcerias como essa fortalecem a nossa presença global e geram oportunidades de inovação que beneficiam não apenas a academia, mas toda a sociedade tocantinense. Com essa visita, a UFNT consolida-se como um polo de articulação científica e tecnológica no Norte do Brasil, ampliando horizontes e conectando saberes em nível global”, conclui.