Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Distribuição do Orçamento

UFNT inicia ciclo de oficinas presenciais da Consulta Orçamentária 2026

Atividade fortalece a gestão participativa e o diálogo entre estudantes, técnicos e docentes na definição das prioridades institucionais.

publicado: 24/10/2025 09h58,
última modificação: 24/10/2025 10h44

Araguaína (TO) — A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) deu início, na terça-feira (22), ao Ciclo de Oficinas Locais Presenciais da Consulta Orçamentária 2026, marcando o começo de um amplo processo de diálogo e construção coletiva para o planejamento orçamentário da instituição. A primeira oficina ocorreu na Unidade Administrativa do Centro de Ciências Integradas (CCI), reunindo representantes da comunidade acadêmica em um ambiente de troca e colaboração.

As oficinas locais têm como objetivo promover um espaço participativo, no qual estudantes, técnicos administrativos e docentes podem discutir diretamente as demandas e prioridades de suas unidades, contribuindo para uma gestão mais democrática e alinhada às realidades locais.

Durante a programação, os participantes acompanharam duas apresentações que contextualizaram o processo orçamentário: “Orçamento Público: da Lei à Ação”, conduzida por Roberto da Silva Caripuna (PROAF/DGO), que apresentou o arcabouço legal do sistema orçamentário federal; e “Praticando o Orçamento Público na UFNT”, ministrada por Claudiany Cipriano de Carvalho e Silva (PROAF/DGO), que trouxe um panorama dos dados e práticas da execução orçamentária na universidade.

Na sequência, foi realizada uma oficina prática, na qual os participantes mapearam e priorizaram as principais necessidades do CCI, fortalecendo o engajamento e a corresponsabilidade institucional.

A Pró-Reitora de Administração e Finanças e Execução Orçamentária, Clarete de Itoz, destacou o caráter colaborativo da ação:

“O encontro demonstrou ser de grande valia estratégica e revelou-se extremamente produtivo. O ambiente foi colaborativo e leve, favorecendo o aprendizado mútuo e a intensa participação. Esse diálogo foi fundamental para o levantamento qualificado das necessidades e prioridades estratégicas do CCI, alinhadas às percepções e contribuições de sua comunidade”, afirmou.

O Reitor da UFNT, professor Airton Sieben, ressaltou o compromisso institucional com a construção participativa. “Este é um momento de diálogo e construção junto com a base, em que discentes, docentes e técnicos administrativos são incentivados a expressar seus olhares e contribuir para o planejamento coletivo da universidade”, pontuou.

O ciclo de oficinas presenciais segue nas próximas semanas nas demais unidades acadêmicas:

  • Centro de Ciências Agrárias (CCA) – 5 de novembro, às 14h, no auditório do bloco de salas de aula;
  • Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) – 7 de novembro, às 14h30, no auditório do bloco da Unidade Babaçu;
  • Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – 18 de novembro, às 8h30, no auditório do Bloco B.

A comunidade acadêmica pode participar do processo de construção orçamentária também de forma on-line, respondendo ao questionário disponível até o dia 31 de outubro, pelo link: Consulta Orçamentária 2026 – UFNT.