
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) é uma das principais parceiras e atua na co-coordenação da etapa regional do projeto “Defensorias nos Babaçuais”. O evento, que teve início nesta quinta-feira (16) e segue até amanhã (17), ocorre em Imperatriz, no Maranhão , e reúne mulheres quebradeiras de coco babaçu dos estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí.
A solenidade de abertura, realizada na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), contou com a presença de diversas autoridades. Compuseram o dispositivo de honra o Reitor da UFNT, Airton Sieben; a Secretária Executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa Rodrigues Naves ; o Defensor Público-Geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; o Defensor Público-Geral do Maranhão, Gabriel Santana Furtado Soares; e a defensora pública do Tocantins e coordenadora do DPAGRA (Núcleo da Defensoria Pública Agrária e Ambiental), Kênia Martins. Também participaram do evento a Reitora da Uemasul, Luciléia Ferreira; a Vice-coordenadora-geral do MIQCB (Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu), Ednalva Ribeiro; o Defensor Público Federal, Célio Alexandre Jhon; representantes das Defensorias Públicas do Pará e Piauí; e a Secretária Municipal de Políticas para Mulheres de Imperatriz, Liana Melo Lima Bitencourt.
A UFNT, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX), foi fundamental para a realização do encontro. A universidade recebeu e administrou recursos viabilizados pelo Ministério das Mulheres, garantindo o transporte, a hospedagem e a alimentação das participantes durante os dois dias de evento em Imperatriz.
Rejane Medeiros, Pró-reitora de Extensão da UFNT, destacou o empenho da instituição para acolher as mulheres. “A Universidade Federal do Norte do Tocantins, em especial a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assusntos Comunitários está junto com as Defensorias… na coordenação desse projeto“. “Nós estamos bastante felizes. Recebemos na universidade o recurso do Ministério das Mulheres… com muito esforço das nossas equipes da universidade, que trabalharam bastante para atender a esse encontro e que elas pudessem estar aqui hoje em Imperatriz, sendo atendidas nas suas melhores condições“.
O Reitor da UFNT, Airton Sieben, presente na abertura, ressaltou que a parceria está alinhada à missão da universidade. “Para a Universidade Federal do Norte do Tocantins é uma satisfação muito grande participar desse evento, porque a instituição cumpre sua missão institucional voltada para a sociedade centro-norte tocantinense e adjacências”. O reitor também mencionou a importância dos temas debatidos, como “a questão do território livre” e “questões voltadas à Amazônia“.
O projeto “Defensorias nos Babaçuais” é uma iniciativa da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), via Núcleo da Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPAGRA), em colaboração com o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). O objetivo é promover o acesso à justiça e realizar ações de educação em direitos humanos.
Para as participantes, a iniciativa é transformadora. “Sou quebradeira de coco do Mearim Cocais… e esse projeto pra nós é muito importante“, disse Aurea. “Esse projeto só tem vindo a nos abençoar em tudo, porque a gente sobrevive mais do babaçu“.