Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Evento

Curso de Licenciatura em Matemática da UFNT celebra 40 anos de história durante a XXII SEMAT

XXII SEMAT reúne comunidade acadêmica para celebrar 40 anos do curso de Matemática e debater o ensino na região

publicado: 17/10/2025 09h24,
última modificação: 17/10/2025 11h39

Araguaína (TO) – Teve início na noite desta terça-feira (14), no Centro de Ciências Integradas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) em Araguaína, a XXII Semana Acadêmica de Matemática (SEMAT) e do I Encontro da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. O evento, segue com atividades até esta sexta-feira (17), celebra um marco histórico para a instituição e para a educação na região.

Com o tema Da Escola para a Universidade: 40 anos formando professores de Matemática”, a edição deste ano comemora as quatro décadas de existência do curso de Licenciatura em Matemática, reforçando seu papel fundamental na formação de docentes para a educação básica.

A solenidade de abertura contou com a presença do Reitor da Universidade, Airton Sieben; do Pró-reitor de Graduação, Braz Batista; do Diretor do CCI, Roberto Antero; e do Coordenador do curso de Matemática, André Luiz Ortiz. O evento foi prestigiado por um público formado por alunos da graduação, pós-graduação e pela comunidade acadêmica em geral. Logo após a cerimônia, foi realizada a conferência magna “Pensamento Algébrico e sua Articulação com o Ensino de Álgebra na Escola”, ministrada pelo professor Pedro Franco de Sá, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A programação da semana contempla palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos, abordando temas como o uso de tecnologias no ensino com GeoGebra e Manim/Python, Etnomatemática, e a importância dos laboratórios de ensino. O evento conta com a participação de palestrantes de diversas instituições, como a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo a professora Elisângela Melo, coordenadora do evento, a SEMAT é “um momento muito rico, de muitas reflexões e debates sobre a formação de professores que ensinam Matemática na região Norte do Tocantins”.