
Araguaína (TO) — A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realiza, de 8 a 10 de outubro, a VII Feira Literária da UFNT (FLUA), com uma programação que mergulha nos desafios e transformações da era digital. O evento ocorre no Centro de Ciências Integradas (CCI), no setor Cimba, e é aberto ao público.
Com o tema central voltado à cultura digital e às novas formas de expressão contemporâneas, a VII FLUA propõe reflexões sobre inteligência artificial, animes, fanfics, territórios virtuais, entre outros fenômenos que moldam a produção literária e cultural atual.
Além dos debates e mesas-redondas, a programação conta com feira literária, lançamentos de livros e atividades interativas, reunindo escritores, artistas, pesquisadores e o público interessado em literatura, arte e tecnologia.
A professora Martha Vieira, uma das coordenadoras do evento, destaca que a FLUA “é um espaço de encontro e diálogo entre diferentes linguagens e gerações, que permite pensar a literatura e a arte em sintonia com o nosso tempo, sem perder de vista a força criativa das narrativas humanas”.
Encerrando a programação, na sexta-feira (10), ocorre a 2ª Feira de Escambo da FLUA/UFNT 2025, uma atividade que promove o consumo consciente e a troca solidária. Durante o evento, o público poderá levar itens em bom estado, como livros, roupas, brinquedos, utensílios e acessórios, para trocar por outros produtos — sem a necessidade de dinheiro. Itens não trocados serão destinados à doação. A feira será realizada das 9h às 11h, no Hall do Bloco “H” do CCI.
A coordenação geral da VII FLUA é formada pelos professores Lia Testa, Martha Vieira e João de Deus, que reforçam o convite à comunidade acadêmica e à sociedade para participar das atividades.
A programação completa pode ser conferida no perfil oficial do evento no instagram: @flua10