
Tocantinópolis (TO) – A XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) reuniu estudantes, egressos, docentes e comunidade entre os dias 24 e 26 de setembro, nos períodos matutino, vespertino e noturno. O evento foi marcado por reflexões sobre os 34 anos de história do curso, que já formou mais de 1.200 pedagogos atuantes em diferentes regiões do país e nas mais diferentes áreas, dentro e fora da educação.
A programação desta edição foi organizada em torno de três perguntas norteadoras: De onde viemos? Onde estamos? Para onde iremos? Tais perguntas foram refletidas através de rodas de conversas, mesas de discussão e atividades integrativas. O foco esteve na trajetória construída desde a criação do curso, em 1990, passando pelas conquistas recentes, como a nota máxima (5) atribuída pelo MEC e a implantação do Mestrado Acadêmico em Educação, além da projeção dos caminhos futuros. Foi um momento de imersão na própria História do curso, e autoavaliação.
No primeiro dia, as atividades ressaltaram a atuação dos egressos e sua presença em diversas áreas educacionais e sociais. O segundo dia foi dedicado às ações contemporâneas, especialmente as atividades de extensão e a relação com a Educação Básica. Já no último dia, o diálogo se voltou à comunidade externa, que pôde apresentar expectativas e sugestões de novos projetos para o curso e para a universidade e, juntamente com a comunidade interna, refletir sobre os limites e as possibilidades da educação em todos os seus segmentos, identificando a necessidade de resistência e luta contra modelos reducionistas de educação, e que esvaziam a autonomia docente.
Nas diferentes mesas e contribuições de profissionais, por mais diversas que sejam as trajetórias, ficou muito transparente o que lhes aparece em comum: entender a educação como caminho para militância, não podendo desvincular educação e política na sua concepção mais ampla.
A Semana também foi marcada pelo protagonismo discente na organização e pela articulação com escolas da região, fortalecendo a integração entre a universidade e a sociedade. “É um olhar para si, mas também um movimento de abertura para fora, reafirmando nosso compromisso com uma educação pública, de qualidade e socialmente referenciada”, destacou a comissão organizadora do evento.
A comissão ressalta ainda que é fundamental lembrar que o evento ocorreu, da forma que foi, por ser eminentemente um trabalho coletivo e colaborativo. “Sem a ideia de coletivo, tal evento talvez não tivesse a adesão, especialmente por parte do corpo discente que merece muitos elogios. Por outro lado, é importante destacar que, se o coletivo é vital, a organização da XIV Semana Acadêmica de Pedagogia ratificou o que todos já sabemos: para ocorrer educação de qualidade, formação docente verdadeiramente significativa e valorização do trabalho de professores e professoras, é fundamental que tenhamos mais investimentos na educação”.
Comissão Organizadora:
Docentes:
Prof. Dr. Andrey Patrick Monteiro de Paula
Prof. Dr. Eliseu Riscaroli
Prof. Dr. Thiago de Melo Barbosa
Profa. Dra. Francisca Rodrigues Lopes
Profa. Dra. Silene Ferreira Claro
Profa. Dra. Zian Karla Vasconcelos Barros
Discentes:
Adriele Lima de Oliveira
Alex Oliveira Padilha
Alice Mendes dos Santos
Ana Beatriz da Conceição Sousa
Ana Carolyne Santos da Costa
Andressa Araújo de Almeida
Ariadni dos Santos Pereira
Bianca Aragão da Silva
Edivan Gomes da Costa Nunes
Elane Ferreira Evangelista
Emilly Vitoria Feitosa Cavalcante
Evania Campos de Jesus
Fernanda Pereira De Sousa
João Gabriel Resplandes Carvalho
José Vitor Almeida Silva
Júlia Araújo Campelo
Kalicia Batista Silva
Lara Alves de Sousa
Marilene Sousa Souta
Naianne Barbosa de Araújo
Nathânia Barbosa de Araújo
Nayla Khiberly Gomes Silva
Paulo Vitor Pereira de Araújo
Pedro Lucas Nunes Lopes
Raquel Alves de Sousa
Valéria Alves de Oliveira
Vitória de Souza Marinho
Walisson Kauan Dias da Silva
Weslany Benvinda Arantes
Yasmim Borges Lisboa