A XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia do Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Tocantinópolis, é um importante momento de reflexão sobre a trajetória do curso que, ao longo de seus 34 anos, já formou mais de mil e duzentos pedagogos que atuam em diferentes lugares e áreas educacionais por todo o país. Esta edição da Semana Acadêmica (2025) repousa na conquista da mais alta nota atribuída à avaliação do curso realizada pelo MEC, o que nos levou a refletir sobre os caminhos percorridos, que nos trouxeram até essa honrosa avaliação, através de três questões fundamentais:
1) De onde viemos?
Viemos do século XX, com sonhos, do sertão, de outras terras cruzando rios. Mas também somos daqui, do Bico do Papagaio, terra de padre Josimo, dos babaçuais, das quebradeiras, dos Apinajés. Surgimos com a primeira Universidade do Estado do Tocantins, a Unitins, criada pela Emenda Provisória nº 75 de dezembro de 1989. No ano seguinte, foi criado o Curso de Pedagogia que, no mesmo ano, foi autorizado a funcionar pelo Decreto 2.021 de 27 de dezembro de 1990. No âmbito da Universidade do Tocantins (Unitins) foram ofertadas 13 turmas e formados mais de quatrocentos pedagogos; viajamos de Kombi, nos reunimos no balneário, protestamos na UHE contra a privatização e o fechamento, construímos a Universidade Federal do Tocantins, criada pela Lei nº 10.032, de 23 de outubro de 2000 e instalada em 2003. Depois de mais de 20 anos sem a criação de uma universidade, a Unitins é agora UFT, com as instalações, os cursos e alunos e, no período de 2003 até 2023, formou mais de 800 alunos.
2) Onde estamos?
Estamos no século XXI, na UFNT, a Universidade Federal do Norte do Tocantins, criada pela Lei 13.856/2019 que, após longo período de cooperação com a UFT, passa a gerir, definitivamente, sua própria política de oferta de cursos, de modo que já outorgou seus primeiros formados a partir de 2024. Somos Pedagogia, Direito, Educação Física, Ciências Sociais e Educação do Campo. Estamos em um processo de consolidação e crescimento em todos os aspectos, cujos elementos mais recentes se revelam na nota 5 atribuída pelo MEC e na criação do Mestrado Acadêmico em Educação; estamos vendo e acompanhando a atuação de nossos egressos nas mais diferentes áreas educacionais, políticas e sociais; o seguimento na carreira acadêmica e o retorno destes como servidores docentes e técnicos à Universidade.
3) Para onde iremos?
Vamos para o desafio da IA, para o comprometimento com a educação socialmente referenciada, de qualidade, pública, que forma profissionais para atuarem na educação básica; vamos consolidar a Pós-graduação Lato e Stricto Sensu que, através da pesquisa, inova e qualifica a produção de conhecimento; vamos para efetiva relação entre a Universidade e a sociedade, através do desenvolvimento de ações de extensão que fazem comungar os conhecimentos acadêmicos inovadores e os saberes diversos das comunidades tradicionais para viabilizar os ODS até 2030.
São estes os pilares que orientarão as Mesas de Discussões e Rodas de Conversas nesta XIV edição da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. É um olhar para si, através de seus egressos, dos projetos realizados, das lutas e conquistas ao longo de mais de três décadas. Visualizar o presente e projetar o futuro.
A programação da XIV Semana Acadêmica de Pedagogia do CEHS, em 2025, procura apresentar uma fotografia dessa sua estrutura e segue as três perguntas propulsoras:
- Durante o primeiro dia, as atividades se voltam para um mapeamento da atuação dos egressos, buscando visualizar a capilaridade deles e, especialmente, apresentar aos nossos atuais estudantes as possibilidades de atuação profissional.
- Durante o segundo dia, os encontros procuram destacar as ações que estão em pleno funcionamento na contemporaneidade, especialmente atividades de extensão e de relacionamento com as escolas da Educação Básica.
- Durante o terceiro dia, a XIV Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia se abre para que a comunidade externa apresente o que espera do curso e da Universidade, com futuros projetos de extensão.
Por fim, vale destacar que a XIV Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEHS/UFNT foi organizada com importante contribuição do corpo discente, que manifestou seus interesses. Da mesma forma, com diálogo franco com as escolas e, destacando, apresentando uma nova fase do Curso com seu Programa de Pós-Graduação em Educação.