Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Ensino, Pesquisa e Extensão

UFNT realiza XVII Semana Acadêmica e II Congresso Tocantinense de Medicina Veterinária em Araguaína

Evento começou nesta segunda-feira (15) com palestra magna sobre gripe aviária e segue até sexta (19) com programação diversificada de palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações científicas

publicado: 17/09/2025 10h11,
última modificação: 17/09/2025 11h30

Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) deu início, na noite desta segunda-feira (15), à XVII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (SEMAVET) e ao II Congresso Tocantinense de Medicina Veterinária (CONTVET), realizados no Centro de Ciências Integradas (CCI).

A cerimônia de abertura reuniu autoridades acadêmicas, representantes de entidades da área, docentes, estudantes e profissionais da Medicina Veterinária. O reitor da UFNT, professor Airton Sieben, destacou a importância do evento para a formação acadêmica e o fortalecimento da profissão. Em seguida, os participantes acompanharam a palestra magna “Gripe Aviária em Foco: O Papel Estratégico do Médico Veterinário na Saúde Animal e Pública”, ministrada pelo médico veterinário Antônio José de Sousa Caminha. A noite também contou com uma homenagem especial ao professor Wallace Henrique de Oliveira, em reconhecimento à sua trajetória docente.

Programação da semana

Até o dia 19 de setembro, a programação contará com palestras, mesas-redondas, sessões de pôsteres, apresentações orais e minicursos, abordando temas como saúde animal, clínica e cirurgia, produção e sanidade, zoonoses, bem-estar, inovação e atuação profissional.

Terça-feira (16) – Palestras sobre vigilância sanitária, bem-estar animal na indústria, experiências com silvestres e exóticos, além de mesa-redonda sobre proteção animal e enfrentamento aos maus-tratos.

Quarta-feira (17) – Debates sobre liderança técnica e emocional na Medicina Veterinária, qualidade e segurança dos alimentos de origem animal, urgências em pequenos animais e desafios da medicina veterinária volante.

Quinta-feira (18) – Minicursos práticos em diferentes locais, como manejo de animais silvestres, sondagem uretral, diagnóstico de claudicação em equinos e técnicas cirúrgicas em ruminantes.

Sexta-feira (19) – Encerramento com minicursos sobre suturas em pequenos animais, imobilização ortopédica, produção de queijos, inseminação artificial em cães e coleta de material para urinálise. A noite terá ainda premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados.