Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Cultura

UFNT reafirma compromisso com a cultura indígena na XIV Feira Krahô de Sementes Tradicionais

Universidade esteve representada pelo professor Francisco Edviges Albuquerque na Mesa de Abertura do evento, que reuniu cerca de 600 sábios indígenas e lideranças indígenas de diversas regiões do país.

publicado: 16/09/2025 16h24,
última modificação: 16/09/2025 16h27

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) participou da XIV Feira Krahô de Sementes Tradicionais, realizada de 2 a 6 de setembro de 2025, na Aldeia Galheiro, Terra Indígena Krahô, no Tocantins.

Na abertura do evento, ocorrida no dia 2 de setembro, a UFNT foi representada pelo professor Francisco Edviges Albuquerque, que compôs a Mesa de Abertura em nome do reitor da universidade, professor Airton Sieben. Durante o momento solene, ele agradeceu o convite e destacou a relevância da feira para a valorização dos saberes e práticas tradicionais dos povos indígenas.

“É uma honra representar a UFNT em um espaço tão significativo como a Feira Krahô de Sementes Tradicionais. Este encontro reafirma o protagonismo do povo Krahô, pioneiro no Brasil no resgate e preservação de suas sementes, e serve de exemplo para outros povos indígenas. A universidade se coloca como parceira nesse diálogo, aprendendo e reconhecendo a importância desses saberes para a preservação da diversidade e da cultura”, afirmou o professor.

O evento reuniu cerca de 600 sábios indígenas e lideranças indígenas, contando com a presença de povos como os Kaiapó (PA), Tapirapé (MT), Canela (MA) e todas as etnias indígenas do Tocantins, além de órgãos governamentais e não governamentais.

Organizada por instituições indígenas locais, em parceria com a Funai, Embrapa e apoiadores institucionais como MDS/Sesan, MDA/Conab, MPI, MEC, Sesai, Sepot/TO, Seduc/TO e prefeituras, a feira se consolidou como um espaço de intercâmbio de experiências e fortalecimento da preservação das sementes tradicionais como patrimônio cultural e ambiental.