Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Cultura

Professor da UFNT fortalece debate sobre direitos linguísticos em encontro nacional indígena

Francisco Edviges Albuquerque representou a universidade no evento realizado na Aldeia Indígena Buriti (MS), que discutiu políticas de valorização e garantia dos direitos linguísticos dos povos indígenas.

publicado: 16/09/2025 16h17,
última modificação: 16/09/2025 16h18

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) esteve representada pelo professor Francisco Edviges Albuquerque no II Encontro Nacional para a Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI 2022-2032) – Brasil: No chão do território a língua espírito refloresta mentes, realizado de 26 a 30 de agosto de 2025, na Aldeia Indígena Buriti, do povo Terena, em Dois Irmãos (MS).

Organizado pelo Grupo de Trabalho Nacional para a DILI e pelo GT da Região Centro-Oeste/Mato Grosso do Sul, o evento integra as ações previstas no Plano Nacional para a Década das Línguas Indígenas (2022-2032), elaborado em 2021. O encontro teve como objetivo fortalecer políticas linguísticas, culturais, educacionais e sociais voltadas à valorização das línguas indígenas, assegurando o reconhecimento e a garantia dos direitos linguísticos dos povos originários.

Para o professor Francisco Edviges Albuquerque, a participação da UFNT reforça o compromisso da instituição com as pautas dos povos indígenas. “Participar deste encontro foi uma experiência significativa, pois reafirma a importância da universidade pública em dialogar com os povos indígenas e contribuir para a valorização e preservação de suas línguas. A defesa dos direitos linguísticos é também a defesa da memória, da cultura e da identidade desses povos”, destacou.