Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS

Mutirão “Dia E” no HDT supera expectativas e realiza mais que o dobro de atendimentos

Mobilização reuniu equipes médicas, assistenciais e administrativas para atender 175 pacientes em um único dia.

publicado: 16/09/2025 15h47,
última modificação: 16/09/2025 15h52

Araguaína (TO) – No último sábado (13), os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de mais uma grande mobilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT) foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizando 175 atendimentos entre consultas, cirurgias e exames, destinados a pacientes que aguardavam nas filas de regulação. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).

O coordenador de Administração da Ebserh, Maroun Padilha, acompanhou a ação no HDT e destacou a relevância do esforço coletivo. “Essa é uma ação conjunta que fortalece o compromisso diário dos hospitais universitários em realizar cirurgias e diversos outros procedimentos. Hoje é um dia especial, de celebrar os resultados da primeira edição e, ao mesmo tempo, avançar ainda mais. Aqui em Araguaína, no HDT, é muito gratificante acompanhar o empenho das equipes assistenciais e médicas. Esse movimento demonstra a força do hospital como um polo de referência para todo o Tocantins.”, declarou.

O reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, também reforçou a importância da mobilização: “Para nós, da UFNT, é motivo de orgulho ver o HDT participando dessa mobilização, fortalecendo a saúde pública e atendendo uma parcela importante da comunidade. Ações como essa demonstram a relevância do hospital universitário, não apenas no cuidado em saúde, mas também no ensino, na pesquisa e na extensão. Ficamos muito felizes com os resultados alcançados e com a parceria da Ebserh, que reforça ainda mais a missão da nossa universidade aqui em Araguaína e em todo o Tocantins”.

Durante o mutirão, o HDT ofertou 133 consultas em especialidades nas áreas de: cardiologia, nefrologia, gastroenterologia, infectologia, psiquiatria, dermatologia, nutrição, psicologia, pediatria e ortopedia. Além de 38 exames de diagnóstico por imagem (tomografia, colonoscopia e ecocardiograma) e 04 cirurgias, totalizando os 175 atendimentos — mais que o dobro da primeira edição de 2025, realizada em julho, que somou 77.

Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. O superintendente do HDT, Missael Araújo de Lima, destacou o empenho da equipe: “É um dia muito importante para todos nós. Estamos na segunda edição do programa Ebserh em Ação, uma mobilização que reúne os 45 hospitais universitários da rede em um mesmo propósito: reduzir as filas de cirurgias eletivas, consultas e exames de apoio diagnóstico. No HDT, conseguimos mais do que dobrar o número de atendimentos em relação à primeira edição em um único dia. Esse resultado mostra o empenho e a dedicação de toda a nossa equipe e reforça o compromisso do hospital em oferecer atendimento de qualidade à população. É uma conquista coletiva, que demonstra a força da nossa instituição e o impacto positivo dessa mobilização para a saúde pública”.

Pela saúde pública

A segunda edição do Dia E em 2025 aconteceu no mês em que o Sistema Único de Saúde (SUS) celebra 35 anos. O número de atendimentos superou em 15% a expectativa de 29 mil procedimentos para a ação. Ao todo, foram realizadas 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos. O valor representa um aumento de 175% nos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho. O terceiro Dia E já está previsto para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Marília Rêgo e Alexsandra Jácome, com edição de Danielle Campos

Coordenadoria de Comunicação Social/EBSERH