
Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), promoveu nesta quinta-feira (21), a exibição do filme WALL-E na Escola de Música e Arte Raimundo Paulino – Reciclart. A iniciativa buscou fortalecer parcerias institucionais e aproximar a universidade da comunidade, especialmente do público infantojuvenil.
Após a sessão, crianças e adolescentes participaram de uma roda de conversa sobre consumismo, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. A atividade teve como objetivo estimular a reflexão crítica e despertar a consciência ambiental desde cedo.
Para Maria Angélica (9 anos), aluna da Reciclart, o momento foi de aprendizado. “Eu aprendi que a gente tem que cuidar do nosso meio ambiente. Não pode destruir as coisas. Porque é muito importante a gente cuidar”, afirmou.
O diretor da Reciclart, Denilson Frades, destacou a relevância da parceria com a UFNT. “Nesta data, a Escola Raimundo Paulino, conhecida como reciclarte, consolidou mais uma vez sua parceria para a Universidade Federal do Norte do Tocantins, a UFNT, em uma ação voltada à reflexão crítica e à educação socioambiental.”
Já o coordenador de Extensão da Proex/UFNT, José Eurivan, reforçou a importância do cinema como ferramenta pedagógica. “Assistir a filmes como WALL-E pode ser uma ótima maneira de iniciar conversas importantes com as crianças e ajudá-las a desenvolver uma visão crítica sobre o mundo ao seu redor”, destacou.
Os gestores de cultura da UFNT também ressaltaram o papel do cinema como ferramenta pedagógica. “Acreditamos que a educação ambiental começa com o diálogo e a imaginação. E nada melhor do que o cinema para abrir essas portas”, afirmaram Plábio Marcos Martins Desidério e Alinne Conceição, diretor e coordenadora de Cultura da Universidade.
A ação fez parte das atividades de extensão da UFNT que buscam integrar universidade e comunidade, levando cultura, conhecimento e cidadania a diferentes públicos e contextos sociais.
