Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Evento

Dia do Estudante é celebrado na UFNT com programação de acolhimento e integração

Evento no Bloco G/CCI marcou o início do semestre e contou com palestra, falas institucionais e reflexão sobre inclusão.

publicado: 12/08/2025 11h19,
última modificação: 12/08/2025 11h19

Araguaína (TO) – Em comemoração ao Dia do Estudante, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) realizou, na noite desta segunda-feira (11), a recepção geral aos estudantes, marcando oficialmente o início das atividades do segundo semestre letivo. O evento, realizado no auditório do Bloco G, do Centro de Ciências Integradas (CCI), reuniu estudantes, docentes, técnicos e gestores da instituição.

A programação foi aberta pelo psicólogo Antonio Hugo, que conduziu o momento inicial e apresentou os objetivos da recepção. Em seguida, o reitor da UFNT, professor Airton Sieben, deu as boas-vindas aos presentes, destacando o compromisso da universidade com a formação acadêmica de qualidade, a inclusão e o fortalecimento da comunidade universitária. Na sequência, o professor José Manoel, Pró-reitor de Assuntos Estudantis, também fez uma fala de boas-vindas aos estudantes, destacando o papel da Proest para a permanência dos estudantes.

Em seguida, foi realizado um quiz contendo perguntas sobre o processo de criação da UFNT, e sobre os centros universitários e seus cursos de graduação, onde cada estudante que viesse até a frente mais rapidamente e respondesse corretamente as perguntas foram premiados com brindes que foram doados pela UFNT e pelo professor Márcio Melo, do curso de licenciatura em Letras.

O momento de encerramento contou com a palestra “Do indivíduo ao coletivo: a transformação social a partir da educação”, ministrada pela psicóloga Byanca Oliveira de Araújo. A convidada destacou o papel transformador da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, inspirando os estudantes a serem agentes ativos dessa mudança, e levando-os a refletir sobre o sentido social do trabalho.

O psicólogo Antonio Hugo encerrou o momento, destacando o papel da assistência estudantil para a permanência, e ressaltando que se trata de um direito de todas e todos os estudantes, e não um favor feito pela universidade. O psicólogo também falou sucintamente sobre os auxílios e apoios ofertados pela Proest, destacando o apoio psicológico ofertado a estudantes matriculado na UFNT que porventura esteja vivenciando algum problema ou esteja em estado de sofrimento psicológico que possa prejudicar seu desempenho acadêmico.