
Araguaína (TO) — Com uma história marcada por dedicação ao ensino e compromisso com a formação acadêmica, o Curso de Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) comemorou seus 40 anos de existência em um evento emocionante que reuniu cerca de 100 pessoas, entre estudantes, docentes, técnicos administrativos e egressos, na noite desta quarta-feira (06), no auditório do Bloco G, do Centro de Ciências Integradas (CCI).
Segundo o coordenador do curso, professor André Luiz Ortiz da Silva, a principal motivação para a realização da comemoração foi o sentimento coletivo de afeto e pertencimento. “A motivação para a comemoração dos 40 anos do curso de Matemática é o amor que os docentes, discentes, técnicos administrativos, terceirizados e egressos têm pelo curso, que já formou inúmeros profissionais atuantes em diversas instituições em todo o Brasil. Faço um agradecimento especial a professora Samara que idealizou este evento e à todos que participaram ativamente da organização”.
Estiveram presentes o reitor da UFNT, professor Airton Sieben; o diretor do CCI, professor Roberto Antero; o coordenador do curso, professor André; os egressos Patrícia Silvério, Antônio Carvalho e Raimundo Maranhão (que hoje é docente do curso); o professor Sinval de Oliveira e o pró-reitor de Graduação, professor Braz Batista.
Para o professor André, a marca de quatro décadas representa muito mais que um marco temporal: é a consolidação de um trabalho coletivo, comprometido e resiliente. “Essa marca representa a vitória do esforço e dedicação de muitos profissionais que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso do curso. Hoje, podemos afirmar que o Curso de Matemática é um dos que possui uma trajetória de conquistas e de significativa expansão nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, especialmente na região Norte do país.”
A programação do evento foi cuidadosamente planejada com o objetivo de apresentar aos participantes a rica história do curso e o impacto de sua atuação ao longo dos anos. “Pensamos em uma programação que resgatasse essa trajetória e evidenciasse o fortalecimento do curso durante esses 40 anos”, explica o coordenador.
Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem prestada à professora Yukiko Massago, a docente com mais tempo de atuação no curso. Além disso, foram exibidos slides com fotos marcantes e registros históricos que emocionaram o público presente.
Finalizando, o professor André reforçou a mensagem de compromisso e inspiração deixada pela comemoração. “Queremos que os atuais e futuros estudantes saibam que estamos sempre empenhados, com muito amor, carinho, dedicação e garra, em todas as atividades do Curso de Matemática. Nosso objetivo é formar profissionais de excelência, honrando o nome da nossa Instituição, hoje Universidade Federal do Norte do Tocantins”, conclui.