Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Evento

UFNT sedia imersão sobre sarampo em Araguaína e reforça parceria institucional em ações de saúde pública

Reitor Airton Sieben participou da mesa de abertura do evento promovido em conjunto com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins.

publicado: 30/07/2025 16h37,
última modificação: 30/07/2025 16h37

Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi parceira na realização da etapa de Araguaína da “Imersão sobre Sarampo: Aspectos clínicos, epidemiológicos, imunização e diagnóstico”, sediando o evento em seu auditório nesta terça-feira (29), no Centro de Ciências Integradas (CCI). A iniciativa integra uma série de encontros promovidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), com o objetivo de fortalecer as estratégias de vigilância e prevenção frente ao risco de reintrodução do sarampo no Brasil.

O segundo seminário macrorregional reuniu mais de 200 participantes, entre profissionais e gestores da saúde de 44 municípios das regiões do Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia. O destaque da programação foi a palestra “Ameaça da reintrodução do sarampo no Brasil: Cenário epidemiológico global”, ministrada por Éder Gatti Fernandes, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da UFNT, professor Airton Sieben, que ressaltou a importância da articulação entre universidade, gestão pública e sociedade para a promoção da saúde e da ciência. “Para nós, da UFNT, é motivo de orgulho apoiar uma ação dessa relevância, que une conhecimento técnico e compromisso social”, afirmou.

Durante o evento, Amanda Feitosa, diretora de Vigilância Sanitária do Tocantins, destacou que “vacinar é um ato individual, mas é um compromisso coletivo. É importante reforçar que, quando nos vacinamos, protegemos a nós mesmos e também a quem está ao nosso lado”.

A programação do encontro incluiu ainda exposições sobre aspectos clínicos e laboratoriais da doença, estratégias de vacinação e protocolos de vigilância em saúde, com a presença de especialistas do Ministério da Saúde, Lacen/TO e da rede estadual.

Texto: Daianni Parreira, com informações da Sesau – Gláucia Mendes/Governo do Tocantins