Tocantinópolis (TO) – Entre os dias 7 e 9 de agosto de 2025, o Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), sediará a Jornada ERER: Construindo uma Educação Antirracista, com o tema “Decolonizar saberes, (re)existir na prática: diálogos insurgentes para uma Educação Antirracista”. A iniciativa marca o encerramento do Curso Interdisciplinar de Formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais junto a docentes da educação básica.
O curso e o evento são financiados por recursos do Ministério da Educação, por meio da SECADI, em parceria com a UFNT e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO). O curso foi ofertado nos polos de Augustinópolis, Tocantinópolis, Porto Franco e Araguatins, abrangendo professores da educação básica de diferentes municípios da região do Bico do Papagaio e sul do Maranhão.
Com uma programação diversa, o evento contará com palestras, oficinas, apresentações culturais e sessões de comunicação de experiências e práticas pedagógicas, reunindo profissionais da educação, estudantes, pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais.
De acordo com o coordenador da Jornada, professor Mauro Torres Siqueira, a atividade reforça o papel social da universidade no combate às desigualdades. “A Jornada é um espaço de diálogo e partilha de saberes. Nosso objetivo é fortalecer o compromisso com uma educação antirracista, valorizando os conhecimentos indígenas, quilombolas e afro-brasileiros, e promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas”, afirma o docente.
As inscrições para o evento seguem abertas e são gratuitas para monitores, estudantes da Educação Básica, indígenas, quilombolas e cotistas, e R$12,00 para o público geral, e podem ser feitas pelo link:
🔗 https://www.even3.com.br/jornada-erer-construindo-uma-educacao-antirracista-591852/
