
Araguaína (TO) — No dia 16 de junho, acadêmicos do primeiro período do curso de História da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realizaram uma atividade de extensão curricular na Escola Municipal Zeca Barros, em Araguaína (TO), com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação integrou os componentes curriculares do primeiro período do curso de Licenciatura em História, reunindo teoria e prática em um exercício pedagógico comprometido com a transformação social.
Sob a orientação dos professores Rosária Nakashima (Didática), Dagmar Manieri (História Antiga) e Vera Caixeta (Laboratório de Ensino de História I: Diversidade e Equidade), as acadêmicas e os acadêmicos da UFNT promoveram uma intervenção educativa que teve como figura central a escritora Carolina Maria de Jesus — mulher negra, periférica e autora de obras fundamentais como Quarto de Despejo: diário de uma favelada.
A atividade contou com a parceria da coordenadora pedagógica Rosaldina Sinhá de Sousa e da diretora Odeanes Maria Alves da Silva, que acolheram com entusiasmo a proposta. Utilizando recursos audiovisuais, rodas de conversa e oficinas criativas, os futuros professores proporcionaram momentos de escuta, troca de experiências e reflexão crítica com os estudantes da EJA.
Um dos momentos mais marcantes da ação foi a oficina de recorte e colagem, em que os participantes expressaram suas percepções sobre desigualdade social, racismo e silenciamento de vozes históricas. A partir de frases e trechos das obras de Carolina Maria de Jesus, os alunos construíram cartazes que revelam uma leitura sensível e crítica da realidade.
A iniciativa reforça o compromisso da UFNT com a formação de professores(as) sensíveis às questões sociais, étnico-raciais e históricas, promovendo a articulação entre universidade e comunidade escolar. Ao valorizar saberes diversos e dialogar com contextos reais de ensino, a ação reafirma o papel da educação pública como instrumento de inclusão, equidade e transformação social.ntegrar ensino, pesquisa e extensão, contribui também para a formação de profissionais da educação socialmente comprometidos e sensíveis às realidades diversas dos contextos escolares.
