Universidade Federal do Norte do Tocantins

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II SEFOPLI reúne mais de 800 participantes e reforça compromisso com a formação docente inclusiva

publicado: 12/06/2025 16h48,
última modificação: 12/06/2025 16h48

Araguaína (TO) — Entre os dias 9 e 11 de junho, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sediou o II Seminário de Formação de Professores de Línguas (II SEFOPLI). O evento, fruto do edital PAEP-EB/CAPES, teve como foco o diálogo com professores da educação básica sobre práticas pedagógicas inclusivas e a formação docente em línguas.

Com o tema “Ensino de Línguas em Foco: Formação Docente e Práticas na Educação Básica”, o seminário consolidou-se como um espaço qualificado para o debate sobre os desafios contemporâneos da educação linguística no Brasil. A iniciativa foi organizada com o apoio do Curso de Letras Inglês/Português da UFNT, além dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLLIT/UFNT) e em Letras (PPGLETRAS/UFT).

A segunda edição do SEFOPLI superou expectativas: mais de 800 inscritos e mais de 200 trabalhos submetidos. O número expressivo de participantes evidenciou o crescente interesse da comunidade acadêmica e de educadores da rede básica em discutir estratégias de ensino mais inclusivas, críticas e contextualizadas.

Ao longo dos três dias, a programação contou com palestras, mesas-redondas e conferências que abordaram uma diversidade de temáticas: formação de professores de línguas indígenas, espanhol, inglês, português e LIBRAS; práticas pedagógicas inclusivas; e a educação linguística crítica como instrumento de transformação social.

Para os organizadores, a parceria entre a UFNT e a UFT, juntamente com o apoio dos cursos e programas de pós-graduação, fortaleceu a iniciativa, permitindo uma troca de experiências e conhecimentos entre as instituições e contribuindo para a formação de professores mais qualificados. O evento destacou a relevância da formação inicial e continuada, bem como da valorização da diversidade linguística no contexto escolar, refletindo o compromisso das instituições com uma educação linguística democrática, inclusiva e socialmente engajada.