Universidade Federal do Norte do Tocantins

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Formação Cidadã

UFNT fortalece inclusão por meio de atividade física adaptada em parceria com o CRAS

Evento buscou adaptar o movimento corporal às potencialidades de cada participante, promovendo bem-estar e inclusão social.

publicado: 10/06/2025 16h19,
última modificação: 10/06/2025 16h19

Tocantinópolis (TO) – No dia 05 de Junho foi realizado um encontro de Atividade Física Adaptada com um grupo de trinta pessoas com deficiência e familiares atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tocantinópolis. As atividades ocorreram na Praça da Bíblia e foram coordenadas pela professora do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação, Humanidade e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Milena Pedro de Morais, juntamente com a participação de três estudantes do curso. 

A proposta teve como objetivo proporcionar a prática de Atividade Física às pessoas com deficiência, com foco na potencialidade, demonstrando possibilidades de adaptação do movimento a fim de que estas pessoas possam praticar atividades físicas em diferentes momentos do dia e assim contribuir para a saúde em um âmbito geral. 

As atividades iniciaram com um animado alongamento com música, seguido por atividades em formato de circuito com a utilização de cones e bolas, finalizando com o arremesso de bola ao gol e com a brincadeira de passar a bola ao colega, popularmente conhecida como batata quente. 

Para a professora Milena, a prática de atividade física para a pessoa com deficiência é fundamental para o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, sociais, cognitivas e afetivas que visam facilitar o cotidiano e proporcionar alegria e bem estar físico e social. 

Esta atividade em parceria com o CRAS de Tocantinópolis também contribuiu imensamente para a formação profissional dos estudantes participantes e este é um papel importante desempenhado pela UFNT, além de ser um passo para a concretização do “Programa Paradesporto no contexto universitário” como um programa de extensão do CEHS na efetivação de uma perspectiva inclusiva e equitativa.