Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

EXTENSÃO

Campeonato Estadual de Karatê reúne talentos em Palmas-TO e destaca projeto de extensão da UFNT

publicado: 22/05/2025 16h12,
última modificação: 22/05/2025 16h12
Gabriel Vieira Martins – faixa verde ao lado do Sensei Cezar Fernandes Lopes Gonçalves (Shina Dojo)

Araguaína (TO) — No último sábado (17), ocorreu a primeira etapa do Campeonato Estadual de Karatê, promovido pela Federação de Karatê do Tocantins (FEKTO). O evento, realizado no Colégio Municipal Daniel Batista, reuniu dezenas de jovens atletas de todo o estado, destacando-se pelo espírito esportivo, disciplina e superação.

Entre os competidores estavam três jovens promessas do Karatê Shotokan — Gabriel Vieira Martins (faixa verde), Nicolas Felipe da Silva Soares (faixa marrom) e Angélica Faustino Vieira (faixa verde) —, todos integrantes do projeto de extensão “TREINANDO CAMPEÕES: Karatê Shotokan para Crianças”, coordenado pelos professores do curso de Medicina Veterinária da UFNT, Fábio André Pinheiro de Araújo e Ana Kelen Felipe Lima. A iniciativa, contemplada pelo Edital PROEX/UFNT Nº 013/2023 – Floresça 2023, tem como missão oferecer aulas gratuitas de karatê a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social, residentes em Araguaína e na Região Central do Tocantins.

Angélica Faustino Vieira e Gabriel Vieira Martins – faixa verde

A iniciativa conta ainda com o apoio técnico do Sensei Cezar Fernandes Lopes Gonçalves, do Shina Dojo, que atua como instrutor principal, e com o suporte dos senpais Nilson Brito Soares, Vitória Cristine Bento de Sousa e Danielly Gomes de Oliveira.

Os resultados dos atletas na competição foram motivo de celebração. Gabriel Vieira Martins brilhou ao conquistar duas medalhas de ouro nas categorias kata e shiai kumite. Angélica Faustino Vieira também subiu ao pódio duas vezes: ouro na categoria kata e prata no shiai kumite. Já o atleta Nicolas Felipe da Silva Soares teve desempenho notável, reforçando o alto nível técnico dos participantes do projeto.

“Nosso objetivo vai muito além do esporte. Buscamos, por meio do karatê, promover disciplina, autoestima, saúde e oportunidades reais de crescimento para crianças em situação de vulnerabilidade. As conquistas dos nossos alunos mostram que o caminho da inclusão e da valorização social dá resultados concretos”, destacou o coordenador do projeto, professor Fábio André Pinheiro de Araújo.

A competição, além de revelar talentos, também reforça a importância de iniciativas que unem esporte, educação e cidadania, promovendo oportunidades reais de crescimento para crianças e adolescentes tocantinenses.