Um total de 8.927 estudantes estão inscritos para fazer, neste domingo (18), as provas da primeira edição de 2025 do Exato – o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. Com a nota do exame, os participantes estarão habilitados a participar de processos seletivos para ingressar em cursos de graduação das três instituições federais de ensino superior do Estado – a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal de Educação (IFTO). A previsão é de que pelo menos 1.484 vagas sejam ofertadas pela nota do Exato no segundo semestre letivo de 2025, sendo 220 na UFNT.

As provas acontecem em 14 municípios do estado e serão realizadas pela Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese). Todos os municípios com câmpus de uma das três instituições conveniadas terão local aplicação (confira a lista e os endereços no final desta matéria). Os maiores polos são Palmas e Araguaína.
“Essa será a segunda edição do Exato, e a primeira com a participação do IFTO e da UFNT, que trazem uma dimensão ainda maior para esse exame. Nós estamos muito felizes de por alcançar mais municípios e estudantes graças a essa parceria”, comenta a coordenadora da Copese, Ana Paula Santos.
Mais de 800 de profissionais estão mobilizados na operação logística de aplicação do Exato, entre fiscais, motoristas, carregadores, porteiros, serviços gerais, profissionais da saúde, coordenadores e supervisores. A Polícia Militar do estado do Tocantins irá colaborar com a segurança dos locais de aplicação, bem como com a escolta das equipes e malotes de prova que serão deslocados para os municípios do interior do estado.
“O desafio logístico para a realização dessa prova é enorme, mas nós estamos preparados e contamos com a colaboração de pessoal das três instituições, além da Polícia Militar, para assegurar a todos os participantes uma prova segura e tranquila”, afirma a coordenadora de logística do Exato, Graciela Barros.
Para garantir a acessibilidade do exame, 109 participantes que solicitaram terão atendimento especial durante a realização da prova, e, de acordo com critérios estabelecidos, poderão contar com recursos diversos como carteira para canhoto, sala especial, possibilidade de amamentar e tempo extra, auxílio de ledor, transcritor ou intérprete, entre outras medidas adotadas pela Copese.
O coordenador-geral do Exato e pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, destaca o objetivo principal da implantação do Exato como modelo de ingresso substituto dos tradicionais vestibulares, e orienta os estudantes a manterem a calma nessa reta final. “O Exato é um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, que ainda está iniciando e tem muito para crescer, mas que chega já com muita força nesta segunda edição. Uma edição, aliás, que é muito especial porque é a primeira que organizamos em colaboração entre as três instituições [UFT, UFNT e IFTO]. É um desafio enorme e também uma grande conquista, porque a gente consegue alcançar mais cidades e mais pessoas que têm o desejo de estudar em nossas universidades ou no Instituto Federal. Nós acreditamos muito nessa proposta para ampliar e aprimorar o acesso ao ensino superior público no Tocantins, e estamos trabalhando muito para isso. Agora, esperamos que os estudantes fiquem atentos às regras do edital e façam as provas com tranquilidade para que possamos encontrá-los em breve nas salas de aula dos nossos cursos de graduação”.
Horários e estrutura da prova
As provas acontecem no turno da manhã e no turno da tarde. Pela manhã os portões serão abertos às 7h e fechados pontualmente às 8h. À tarde a abertura dos portões acontece às 13h30 e o fechamento às 14h30. No intervalo de almoço os participantes precisam deixar as salas e os blocos de aplicação, mas podem permanecer nas áreas externas dos câmpus e escolas.
Pela manhã os estudantes terão quatro horas, das 8h10 às 12h10, para responder 20 questões da área de conhecimento “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” e 20 questões da área de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias”, além de produzir um texto de até 30 linhas para a prova de redação.
Já à tarde o tempo de prova é mais curto: serão três horas, das 14h40 até as 17h40 para responder 20 questões sobre “Ciências Humanas e Suas Tecnologias” mais 20 questões sobre “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.
Para resguardar o sigilo do exame, os participantes só poderão deixar os locais de aplicação depois de transcorridos 90 minutos do início das provas, portanto a partir das 9h40, pela manhã, e a partir das 16h10, à tarde. Em nenhum momento os participantes poderão levar o caderno de provas ou qualquer outro material de aplicação além do rascunho da folha de respostas, que eles poderão usar para conferir seus acertos posteriormente, quando for divulgado o gabarito.
Redação e Língua Estrangeira
No Exato, os participantes podem optar por escrever um entre dois tipos de textos na prova de redação: um texto dissertativo-argumentativo ou uma carta ao leitor. Essa opção deverá ser especificada pelo estudante em local indicado para preenchimento na folha de texto. Os textos devem ser manuscritos com no mínimo sete e no máximo 30 linhas. Caso opte por escrever sua redação em letra de forma, o participante deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.
O tema da redação estará relacionado a um de três macrotemas previstos no edital: “Meio ambiente: sustentabilidade, clima e modos de produção”, “Tecnologia e inovação na sociedade contemporânea” ou “Diversidade cultural, território, povos originários e comunidades tradicionais”.
Com relação a questões de língua estrangeira, diferente das provas de vestibular, no Exato não há opção de idioma entre inglês e espanhol. Haverá apenas questões de Língua Inglesa, que estarão entre os itens avaliados na área de conhecimento “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. Segundo a Copese, esta decisão está de acordo com a base curricular da educação básica do Tocantins, que é a referência para a elaboração do Exato.
O que levar e o que não levar
Caneta de tinta preta fabricada em material transparente e documento oficial de identificação com foto (original em formato físico) são os itens essenciais para todos os participantes do Exato. A Copese chama atenção, especialmente, para a cor da caneta, pois em provas anteriores os participantes podiam preencher o gabarito com caneta preta ou azul. Agora, a caneta de tinta preta, que é mais escura, é exigida para ser detectada com mais precisão no sistema de correção digital.
Além disso, os participantes precisam observar a lista de documentos válidos conforme o edital do Exato (veja abaixo), e apresentar documentos originais em formatos físicos. Documentos digitais, impressos ou na tela do celular, ou cópias de documentos não serão aceitos, mesmo que autenticados. Também não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista no modelo sem foto, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. Quem perdeu ou teve seu documento roubado deve apresentar um Boletim de Ocorrência – original e cópia – emitido no máximo 60 dias antes da prova.
– Documentos aceitos, de acordo com o edital: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; carteira nacional de habilitação –modelo (com foto) aprovado pelo art. 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018.
Os participantes não podem usar boné, chapéu ou similares. Também não é permitido usar lápis, borracha ou canetas que não sejam as especificadas no edital. Quanto ao uso de assessórios como brincos, pulseiras e anéis não há restrições.
Celulares, relógios, controles e outros aparelhos eletrônicos deverão ficar desligados e lacrados em uma embalagem plástica identificada, que é fornecida pela Copese na entrada das salas. Após a prova da manhã, os participantes poderão utilizar os aparelhos durante o intervalo, fora dos locais de aplicação, e lacrá-los em uma nova embalagem no turno da tarde.
Bolsas, mochilas e outros objetos deverão ser guardados embaixo das carteiras e não poderão ser acessados pelos participantes durante a realização das provas.
Água e lanches
Além dos itens obrigatórios (caneta preta e documento), é altamente recomendável que os participantes levem uma garrafinha de água para se hidratarem durante as horas de prova. Há bebedouros, mas não há fornecimento de copos nos locais de aplicação. As garrafas podem ser coloridas, mas o corpo do recipiente deve ser transparente e não deve ter nenhum texto ou palavra escrita.
Lanches, balas, chicletes e chocolates são opcionais, mas só podem ser consumidos durante a prova se estiverem armazenados em embalagens transparentes, sem rótulos ou palavras escritas, ou se forem frutas sem embalagem, por exemplo. As embalagens podem ser rígidas (potes plásticos ou de vidro) ou maleáveis (saquinhos simples de hortifruti ou com fecho “zip lock”). As tampas dos potes e garrafas podem ser coloridas.
Saúde
Equipes de profissionais de saúde estarão mobilizados para atender, se necessário, os participantes do Exato durante a realização das provas. Remédios que precisem ser tomados durante as provas deverão ser entregues na chegada, pelos participantes, à equipe médica ou à coordenação local de aplicação, e ficarão guardados até que sejam requisitados. Para as participantes que necessitarem, a Copese irá disponibilizar absorventes menstruais.
Locais de prova
Os estudantes devem fazer a prova no município para o qual se inscreveram. Os locais de prova, incluindo bloco e sala de cada participante, constam na relação de inscritos divulgada pela Copese. Para evitar contratempos, é importante conferir com antecedência o local de prova e, se possível, visitar o endereço antes do dia da aplicação. Especialmente os participantes que farão a prova em Palmas devem ficar atentos porque na capital não haverá apenas um, como nas outras cidades, mas três locais diferentes onde as provas do Exato serão realizadas: o câmpus da UFT, o câmpus da Unitins, que fica ao lado da UFT, e o câmpus do IFTO.
Araguaína
- UFNT – Câmpus de Araguaína (CIMBA) – Av. Paraguai, esquina com Rua Uxiramas, s/nº, Setor Cimba
Araguatins
- IFTO – Câmpus Araguatins – Povoado Santa Tereza, Km 5, s/nº, Zona Rural
Arraias
- UFT – Câmpus de Arraias – Rua Juraíldes de Sena Abreu, s/nº – Bairro Buritizinho (Saída para Palmas)
Colinas
- IFTO – Câmpus Colinas – Av. Bernado Sayão, Chácara Raio de Sol, lote 29B
Dianópolis
- IFTO – Câmpus Dianópolis – Rodovia TO 040, Km 349, Lote 01 – Loteamento Rio Palmeiras
Formoso do Araguaia
- Colégio Estadual Tiradentes – Rua 8, 1133-1215 – Centro
Gurupi
- UFT – Câmpus de Gurupi (Bloco G) – Rua Badejós, Lote 7, Chácara 69/72 – Zona Rural
Lagoa da Confusão
- IFTO – Câmpus Lagoa da Confusão – Rua 2, Quadra 5A, Lote 1, Setor Lagoa da Ilha
Miracema
- UFT – Câmpus de Miracema I (Warã) – Av. Lourdes Solino, s/nº, Setor Universitário (ao lado da rodoviária)
Palmas
- IFTO – Câmpus Palmas – Quadra 310 Sul, Av. LO 05 (esq. com a Av. NS 10), s/nº, Plano Diretor Sul
- UFT – Câmpus de Palmas – Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO 14, Plano Diretor Norte
- UNITINS – Câmpus Graciosa – Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO 14, Plano Diretor Norte
Paraíso
- CEM José Alves de Assis – Rua Bernardino Maciel, 1061 – Centro
Pedro Afonso
- IFTO – Câmpus Pedro Afonso – Rua Ceará, 1441, Setor Zacarias Campelo
Porto Nacional
- UFT – Câmpus de Porto Nacional (Bloco X) – Rua 3, Quadra 17, s/nº, Jardim dos Ipês
Tocantinópolis
- UFNT – Câmpus de Tocantinópolis (Babaçu) – Rua 6, s/nº, Bairro Vila Santa Rita
Cronograma
A publicação dos cadernos de prova e do gabarito desta prova do Exato está prevista para ocorrer no mesmo dia da aplicação, 18 de maio, após as 19h. Eventuais recursos ao gabarito poderão ser apresentados no dia 19, e o gabarito definitivo deve ser divulgado no dia 30 de maio.
A divulgação dos boletins de desempenho para consulta individual dos participantes, juntamente com os espelhos de correção das redações, está prevista para o dia 10 de junho. Depois disso, cada uma das instituições conveniadas – UFT, UFNT e IFTO – farão a publicação dos editais dos seus processos seletivos pela nota do Exato para ingresso no segundo semestre de 2025.
Quem tiver feito esta prova do Exato ou a primeira edição do exame, realizada em 2024, poderá concorrer a vagas nos cursos de graduação das três instituições. Para isso os interessados deverão se inscrever, especificamente, em cada processo seletivo que desejarem participar, ocasião em que farão a opção pelo curso e modalidade em que desejam concorrer (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas, se for o caso).
Mais informações podem ser consultadas no edital do Exato e no site www.uft.edu.br/exato20251.
Texto: Bianca Zanella