Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

ENSINO

UFNT promove II Festival de Aulas de Matemática em Tocantinópolis

Evento busca fortalecer o ensino de matemática desde a Educação Infantil até a formação de professores, celebrando também o Dia Nacional da Matemática

publicado: 13/05/2025 11h29,
última modificação: 13/05/2025 12h06

Tocantinópolis (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) de Tocantinópolis, realizou nu última quinta-feira (08), a segunda edição do Festival de Aulas de Matemática (FESTAUM), uma iniciativa que visa repensar o ensino da disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

O evento, vinculado à disciplina Metodologias para o Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFNT, foi organizado pelo professor Andrey de Paula, responsável pela disciplina, e contou com a participação dos discentes matriculados. A ação reforça a importância de abordagens inovadoras no ensino da matemática, aliando diferentes tendências metodológicas para tornar o aprendizado mais significativo.

A escolha do dia 08 de maio para a realização do FESTAUM não foi aleatória. A data foi selecionada por ser próxima ao Dia Nacional da Matemática, celebrado em 06 de maio, em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Autor de obras como O Homem que Calculava, Tahan foi um grande defensor do ensino lúdico e criativo da matemática. A data, instituída pela Lei nº 12.835/2013, ainda é pouco conhecida nas escolas brasileiras, e o FESTAUM busca dar visibilidade a essa importante celebração.

Ações práticas em sala de aula

Neste ano, o II FESTAUM foi realizado na Escola Municipal Alto da Boa Vista II, parceira da UFNT, onde parte dos professores e gestores participam do projeto de extensão e pesquisa Repensando Práticas Pedagógicas em Matemática (RePPeM), que utiliza a metodologia de Lesson Study (Estudo de Aula) para aprimorar o ensino.
Durante a manhã, foram ministradas 10 aulas de matemática para turmas do 1º ao 5º ano, abrangendo diferentes conceitos, como:

• Sistema de numeração decimal (ordenação, agrupamentos, posicionalidade);
• Operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão);
• Geometria (sólidos e poliedros).

As atividades foram desenvolvidas com metodologias diversificadas, incluindo jogos, materiais concretos, histórias da matemática e resolução de problemas, proporcionando uma experiência dinâmica e interativa para os alunos.

O evento foi um marco de troca de conhecimentos:

• Os graduandos em Pedagogia tiveram a oportunidade de planejar e executar aulas inovadoras;
• Os alunos da escola vivenciaram a matemática de forma prática e lúdica, distante do modelo tradicional;
• Os professores da rede pública conheceram novas estratégias de ensino que podem ser aplicadas em suas salas de aula.

Segundo o professor Andrey de Paula, o FESTAUM cumpre um papel essencial na formação docente e no fortalecimento do ensino da matemática na região. “É um momento de construção coletiva, onde teoria e prática se encontram para transformar a educação matemática nas escolas”, destacou.

Confira mais sobre o Dia Nacional da Matemática e a obra de Malba Tahan em:
https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempem/volume_5_final.pdf

Texto: Eveliny Jácome
Colaboração e fotos: Allex Duarte e Andrey de Paula
Revisão: Daianni Parreira