Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Políticas Afirmativas (DAEP) e de sua Coordenação de Acessibilidade, promoveu no último dia 14 de abril uma roda de conversa com a comunidade acadêmica, abordando a temática “Práticas Inclusivas para Acessibilidade e Permanência de Estudantes com Autismo no Ensino Superior”.
O encontro contou com a participação da neuropsicóloga Rosilene Prado, servidora da Diretoria de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil da Universidade Federal do Pará (DAcess/PROAES/UFPA), que conduziu a palestra.
Durante sua fala, Rosilene tratou de temas fundamentais à inclusão no ensino superior, como o acolhimento de estudantes com necessidades específicas, adaptações em sala de aula e estratégias de ensino voltadas à permanência e sucesso acadêmico desses estudantes. A palestra teve como foco principal os(as) docentes da UFNT, visando contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas.
A gravação completa do evento está disponível no Canal Oficial da UFNT no YouTube.
Para mais informações sobre processos adaptativos em sala de aula e sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), os(as) interessados(as) podem entrar em contato com a Coordenação de Acessibilidade da DAEP/UFNT pelos seguintes canais:
- E-mail: acessibilidade@ufnt.edu.br / daep@ufnt.edu.br
- Telefone/WhatsApp: (63) 9 9976-0828
DAEP – Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Políticas Afirmativas
Reitoria – Piso Superior da Biblioteca
Centro de Ciências Integradas (CCI) – Araguaína/TO