Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Biblioteca Profº. Severino Francisco Recebe Doação de Obras de Arte do Artista Plástico Wenes Caitano Marques

publicado: 12/03/2025 10h40,
última modificação: 12/03/2025 10h40

A Biblioteca Professor Severino Francisco da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebeu, nesta terça-feira (12), a doação de duas obras de arte do artista plástico Wenes Caitano Marques. A doação foi concretizada graças aos esforços dos professores Plábio Marcos Martins Desidério, Diretor de Cultura e Assuntos Comunitários, e Martha Victor Vieira, do Colegiado de História, com o apoio da coordenadora de Cultura, Alinne Dantas, que trabalharam de forma colaborativa para organizar o termo de doação e possibilitar este gesto de grande relevância cultural.

As peças, criadas em 2024, destacam-se pela técnica refinada e pela profunda carga simbólica e histórica que carregam. As obras doadas foram:

1. Título: Barões Lampiões!

    • Data: 2024
    • Técnica: Carvão, óleo e folha de ouro sobre tela
    • Dimensões: 120 cm (altura) x 100 cm (largura) x 3,5 cm (profundidade)

      2. Título: Mas Nós Morremos de Fome!

      • Data: 2024
      • Técnica: Têmpera ovo, carvão e óleo sobre tela
      • Dimensões: 130 cm (altura) x 120 cm (largura) x 3,5 cm (profundidade)

        Essas obras representam o talento e a visão provocadora do artista, que, por meio de sua técnica apurada, transmite poderosos conceitos sobre a história e as desigualdades sociais. Ao integrar essas obras ao acervo da biblioteca, a UFNT amplia o seu compromisso com o fomento à cultura e à reflexão crítica entre seus estudantes, professores e visitantes.

        A UFNT, por meio da Diretoria de cultura e Diretoria de Bibliotecas, expressa sua mais profunda gratidão ao artista Wenes Caitano Marques pela significativa contribuição ao patrimônio cultural da instituição. Estas obras enriquecem o ambiente cultural da Biblioteca Professor Severino Francisco e se tornam um convite à reflexão para todos que por lá passarem.

        A comunidade acadêmica e o público em geral estão convidados a visitar a biblioteca e apreciar as obras.