Na manhã desta quinta-feira (05), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebeu nove computadores, provenientes de emenda parlamentar do Deputado Estadual Júnior Geo. A entrega dos equipamentos faz parte do Projeto Melhoria da Estrutura de Informática para a UFNT, e visa fortalecer a infraestrutura tecnológica da instituição.
O projeto, executado com o suporte da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), contou com um investimento total de R$ 70.000,00, oriundos da Ação Orçamentária destinada ao fortalecimento e modernização das infraestruturas de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação das instituições de ensino superior do Estado do Tocantins.
A Coordenadora do Projeto, Clarete de Itoz, destacou a importância da parceria com a FAPTO para a execução bem sucedida da ação, ressaltando a contribuição essencial da Fundação para a concretização dos objetivos estabelecidos.
Em sua fala, o Deputado Junior Geo destacou a importância dos investimentos em educação e compartilhou um pouco de sua trajetória pessoal, lembrando das dificuldades de acesso a computadores enfrentadas durante sua formação acadêmica.
Durante a cerimônia, o Reitor Airton Sieben expressou seu agradecimento ao Deputado Junior Geo pela destinação dos recursos e à Professora Clarete de Itoz, pró-reitora de finanças e coordenadora do projeto, pelo empenho e dedicação na condução dos trâmites necessários junto à FAPTO para garantir o êxito do processo. “Este investimento é fundamental para o aprimoramento da nossa infraestrutura e para o desenvolvimento de nossas atividades acadêmicas”, declarou Airton.
Os novos equipamentos foram distribuídos entre os três centros acadêmicos da UFNT: o Centro de Ciências Agrárias (CCA), o Centro de Ciências Integradas (CCI), o Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), e a Faculdade de Ciências e Saúde (FCS), além dos Programas de Educação Tutorial (PET) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Estiveram presentes na cerimônia pró-reitores, representantes dos grupos de Educação Tutorial, representantes dos centros (CCA, CCI e CEHS) e da Faculdade de Ciências e Saúde, discentes representantes dos centros acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes.