A XII Semana Acadêmica de Geografia (XII SEMAGEO), realizada entre 02 e 04 de setembro deste ano, destacou-se pela integração das questões relacionadas ao uso das tecnologias digitais no ensino da Geografia, os impactos sociais e ambientais na sociedade. A programação incluiu uma série de atividades que abordaram temas como mudanças climáticas, saúde pública, racismo e justiça social.
No dia 04 de setembro, a semana acadêmica promoveu um momento especial que uniu a Educação Básica e o Ensino Superior. Participaram da atividade orientadores pedagógicos, professores e estudantes de duas escolas estaduais de Araguaína, Jardim Paulista e João Guilherme Leite Künze. O evento foi organizado com muito empenho pelos professores Suzethe Costa Souza e Maurício Ferreira Mendes, que foram buscar os estudantes nas escolas, e pelo professor Luiz Gustavo Meira Barros, coordenador da Semana Acadêmica, junto com o professor Roberto Antero da Silva, Diretor do Campus. O professor Elias da Silva também participou promovendo o acolhimento aos estudantes com apresentações musicais.
O auditório do Anfiteatro recebeu aproximadamente 100 participantes, incluindo mais de 60 estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. O encontro começou com um momento musical, onde os alunos, acompanhados pelos professores e discentes do curso de Geografia, cantaram canções com temas críticos sobre a degradação socioambiental. A música “A Ciência Geográfica”, composta pelo professor Elias, foi especialmente popular entre os presentes.
Após a apresentação musical, os participantes assistiram ao documentário “Vale dos Isolados: o assassinato de Bruno e Dom”, acompanhados de pipocas e refrigerantes preparados pela representante discente Josiely Araújo Sirqueira. Este momento não apenas proporcionou uma experiência cultural enriquecedora, mas também promoveu uma reflexão profunda sobre questões ambientais e sociais importantes.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de explorar o coração e o cérebro da Universidade: a Biblioteca. Ficaram impressionados com a grandiosidade do espaço, com seus corredores amplos e climatizados, e surpresos com a vastidão do acervo bibliográfico. Eles puderam comparar o ambiente refrigerado da biblioteca com o clima natural externo, sob a sombra do pé de pequi.
O entusiasmo dos alunos foi evidente em seus depoimentos: “Queremos voltar logo”, “Vamos conhecer os laboratórios de Geografia”, “Queremos estudar aqui, nesta Universidade”, “Amamos tudo”.
Foi uma manhã memorável, muito rica de encontros, conhecimentos, mas, principalmente, do primeiro contato desses estudantes da Educação Básica com a Universidade e com seu futuro próximo, onde esperamos que seja como discentes da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), cursando Geografia ou outro curso superior da escolha deles. A Universidade Federal é de vocês e para vocês, pública, gratuita e com toda qualidade! Destaca a professora Suzethe Costa Souza.

