No dia 24 de Junho, em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+, foi realizada em Tocantinópolis, no Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), da Universidade Federal do Norte do Tocantins, a Celebração da Diversidade LGBTQIAPN+ Bruna Brasil.
O evento foi organizado pelo Coletivo LGBTQIAPN+ Bruna Brasil e contou com o apoio da Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Políticas Afirmativas (DAEP) da UFNT, por meio de sua Coordenação de Gênero e Diversidade. A programação contou com atividades culturais, troca de experiências e vivências LGBTQIAPN+ e roda de conversa com enfoque nas percepções sobre o ambiente dentro da universidade, bem como, na cidade de Tocantinópolis.
No período matutino foi realizada a intervenção artística Mural de Lambe-lambe nas paredes da universidade na Unidade Babaçu, com frases de ordem e palavras de amor, havendo adesão de diversos estudantes, de maioria indígena e LGBT+. Durante o ato, foi discutida a importância do momento e o quanto é necessário esse entendimento por parte da comunidade acadêmica, viabilizando uma universidade que prima pela diversidade. As atividades contaram com o apoio e participação do Diretor e da Vice-Diretora do CEHS, Marco Aurélio e Aline Campo, respectivamente.
As ações dos períodos Vespertino e Noturno foram realizadas no Laboratório de Teatro, na unidade Centro, supervisionado pelo professor Leon Di Paula. Durante a Roda de Conversa o mesmo manifestou a importância de estar participando desse momento, colocando como “histórico” esse momento de construção, tanto para a UFNT quanto para a cidade de Tocantinópolis. Durante a ação foi sugerida a criação da Comissão Permanente de Educação Sexual e Diversidade, como forma de política institucional que promova a discussão nos diversos espaços acadêmicos e administrativos. O evento foi finalizado com o Sarau, com intervenções artísticas no campo da música, poemas e performances, no intuito de sensibilizar e celebrar a vida e existência destes corpos dissidentes nos espaços sociais e universitários.
Em tempo: Infelizmente, a par de toda a ação que tinha como propósito a celebração da união e respeito, a ação recebeu alguns ataques homotransfóbicos violentos, ainda na parte de divulgação. As instâncias necessárias foram acionadas e foram tomadas as providências cabíveis, no intuito de averiguar toda a situação.


