Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Egressa do PPGLLIT da UFNT é Aprovada em Programa de Doutorado na University of Massachusetts Dartmouth

publicado: 20/05/2024 17h16,
última modificação: 20/05/2024 17h16

Ana Lourdes Sousa Pereira, aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), conquistou aprovação no Programa de Doutorado em Estudos e Teoria Luso-Afro-Brasileira na University of Massachusetts Dartmouth, nos Estados Unidos.

Com uma bolsa de estudos integral, Ana Lourdes iniciará sua jornada acadêmica na renomada universidade norte-americana em setembro de 2024. Seus estudos serão dedicados à pesquisa e ao ensino do Português brasileiro na graduação, contribuindo para o cenário acadêmico internacional.

Ana Lourdes já possui uma sólida formação acadêmica, sendo Mestra em Letras com ênfase em Linguística e Literatura pelo PPGLLIT da UFNT. Sua trajetória inclui uma graduação em Letras com Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Sul do Maranhão (UEMASUL), além de especializações em Didática do Ensino Superior pela UNINTER e em Educação, Cidadania e Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Além disso, Ana Lourdes é membra ativa de diversos grupos de pesquisa, incluindo o Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas (GEPLALA/UEMASUL), o Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguística Aplicada (GEPALA/UFNT) e o Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Letramento (GEELL/UFNT).

Ao longo de sua carreira, Ana Lourdes acumulou uma vasta experiência no ensino de Língua Inglesa em diferentes faixas etárias e contextos educacionais, desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A conquista de Ana Lourdes não apenas destaca sua dedicação, mas também evidencia o reconhecimento internacional da qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGLLIT da UFNT. Sua trajetória inspiradora é um exemplo do potencial dos programas de pós-graduação brasileiros em formar profissionais de excelência e prepará-los para desafios acadêmicos globais.