Representantes da UFNT vão a Brasília para realização de agenda política
Na semana de 20 a 24 de março, o reitor pro tempore da UFNT, Airton Sieben, o Vice-reitor, Nataniel da Vera Cruz, e o Assessor da Reitoria, Douglas Fonseca, compareceram a Brasília – DF, para cumprir agenda política de reuniões e eventos. Na segunda-feira (20), a equipe da UFNT esteve com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), falando sobre os programas financiados pela fundação e sobre o Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN’s).
No mesmo dia, a equipe da UFNT esteve em reunião com o Assessor da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), da Presidência da República, Gilmar Machado, para uma conversa sobre a inserção do Plano Plurianual (PPA) da Universidade dentro do PPA do governo, vislumbrando a possibilidade de aporte financeiro para as áreas que são prioritárias.
Dando continuidade à programação desse dia, a equipe esteve em reunião com o Consultor Federal em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Advocacia-Geral da União (AGU), Jezihel Pena Lima, para tratativas relacionadas às demandas da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Finalizando a agenda da segunda, a equipe esteve em reunião com a titular da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC), Professora Doutorado Denise Carvalho, para tratar sobre os desafios da UFNT, nas seguintes áreas: forças de trabalho a partir da liberação dos códigos de vaga dispostos na Lei de Criação (Lei 13.856 de oito de julho de 2019), e verbas federais para custeio e capital institucional. Na reunião, a
A professora Denise Carvalho reafirmou o compromisso da SESu/MEC, e do governo, no tocante à luta por uma educação de qualidade, a partir do atendimento progressivo às demandas das universidades, destacando que é projeto, do atual governo, colocar a educação no espaço de destaque que ela merece e que precisa estar, a fim de cumprir o seu papel em uma sociedade democrática e plural.
Na terça-feira (21), a equipe da UFNT esteve em reunião com o Deputado Federal Lázaro Botelho (Progressistas – PP), reafirmando as demandas da nossa universidade e recebendo do deputado a confirmação da duradoura parceria com a universidade, desde a sua criação e seguindo, agora, para a sua efetiva consolidação.
Já na quarta-feira (22), a equipe compareceu ao evento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), juntamente com demais autoridades. Dentre eles, estavam o Deputado Federal Ricardo Ayres (REPUBLICANOS – TO), o Reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, o Deputado Federal Lázaro Botelho (Progressistas – PP) e o Senador da República Eduardo Gomes (Solidariedade – TO).
Ainda na quarta-feira, posteriormente ao evento, a equipe da UFNT esteve com o Senador da República Irajá Abreu (Partido Social Democrático –TO), apresentando as demandas da Universidade e desejando o apoio político do parlamentar.
Para finalizar a agenda de quarta, a equipe esteve com representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), buscando abrir novas frentes de trabalho e contatos para futuras parcerias, no intuito de atender as peculiaridades inerentes aos povos originários e às demais populações do Tocantins.
Já na quinta-feira (23), ainda em Brasília-DF, a equipe esteve com a Senadora Dorinha Rezende (União – TO), para tratativas sobre as demandas da UFNT e sobre a transição, juntamente com a UFT. Como encaminhamento da reunião, a Senadora solicitará uma agenda entre as duas universidades e o Ministro da Educação, Camilo Santana.
Ainda na quinta-feira, a equipe esteve em reunião com o Deputado Federal Filipe Martins (Partido Liberal – TO), na qual foram apresentadas as demandas institucionais para a consolidação da Universidade. Além dessas tratativas, finalizando a agenda de reuniões do dia 23, os representantes da UFNT estiveram em reunião com a Secretária de Educação Superior (SESu) do MEC e com as universidades supernovas. Na sexta-feira (24), com a agenda de compromissos políticos sendo finalizada com sucesso, os representantes da Universidade Federal do Norte do Tocantins retornaram para Araguaína.
Matéria escrita por: Adriele Pereira
Revisada: Andressa Ramalho

