Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Docentes do Curso de Pedagogia do CEHS de Tocantinópolis/UFNT, por meio de Projeto de Extensão, criam “caixa de areia interativa”, recurso inovador no Brasil que potencializa os saberes geográficos

publicado: 14/12/2022 09h08,
última modificação: 15/12/2022 11h16

Por Eveliny Jácome

O projeto de extensão “Alfabetização Cartográfica nas escolas municipais de Tocantinópolis/TO”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex – UFNT) com financiamento do Programa Floresça, tem como uma de suas ações a construção de uma caixa de areia interativa, com o objetivo de diversificar as metodologias trabalhadas em sala de aula com os alunos e professores. Além disso, proporciona uma estratégia de ensino capaz de observar no formato tridimensional, melhores compreensões no processo de ensino e aprendizagem, engajando os saberes geográficos em diferentes níveis de ensino da educação, tais como formas de relevos, ciclos hidrológicos, rompimento de barragens, fluxos de águas, identificação de curvas de nível, dentre outros.

O coordenador do projeto Dr. Jéferson Muniz Alves Gracioli, docente do curso de Pedagogia, revela a importância desse recurso didático para a formação dos estudantes da graduação, professores e alunos da educação básica de Tocantinópolis. O professor Jéferson destaca, ainda que, “o projeto possibilitou a elaboração de uma caixa de areia com realidade aumentada que permite a visualização, em tempo real, das informações topográficas combinadas com projeções de curvas de nível, simulações de fluxos de água e inúmeras interações com as formas de relevo”.

E destaca que, ao utilizarem a realidade aumentada em suas atividades, percebeu uma maior participação e motivação dos participantes do projeto, visto que, demonstraram mais interesse em compreender os conteúdos geográficos por meio da interatividade com os recursos obtidos da caixa de areia.

Atualmente, o projeto de extensão conta com a participação da professora Drª Fabíola Andrade Pereira, do curso de Pedagogia da UFNT, de professores da Escola Alto Boa Vista II, localizada na cidade de Tocantinópolis, que são protagonistas e trazem demandas necessárias para a execução das atividades no contexto escolar, e os discentes e docentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Humanidades e Saúde – UFNT Tocantinópolis, que têm a missão de multiplicar as formações construídas no decorrer do projeto extensionista.

Encontro de docentes e discentes do Projeto Extensionista

Para a aluna Ingredy Chaves, graduanda do Curso de pedagogia da UFNT, “a caixa de areia geográfica é um recurso didático utilizado para ir além do conteúdo programático, pois auxilia nas dinâmicas do conteúdo para as escolas públicas do ensino fundamental, as quais são bem carentes de recursos tecnológicos. E essa caixa de areia vem usando esses recursos, pois ela utiliza a realidade virtual e aumentada, além de trabalhar a importância de fatores e formas de relevo, os recursos hídricos e os impactos ambientais. E ainda possibilita que os alunos manuseiem a areia e com isso eles conseguem ter diferentes percepções da área do terreno de uma forma dimensional, já que a imagem será reproduzida em 3D”.

A professora da escola Alto Boa Vista II, Aldecy Angélica, que participa do projeto com os seus alunos, destaca que “Como docente dos anos iniciais da Educação Básica, participar do projeto de extensão Alfabetização Cartográfica, é de grande relevância para a minha prática docente. A proposta da construção da caixa de areia interativa possibilita fazer com que os estudantes de diversas séries compreendam as diferentes formações de relevo e suas múltiplas dimensões, uma vez que, quando o professor trabalha apenas com os mapas estáticos ele não consegue que seus estudantes compreendam os conceitos trabalhados no componente curricular. Além disso, oportuniza um aprendizado lúdico e significativo na disciplina de Geografia”.