Conheçam um pouco sobre a UNIIAL
A Universidade da Idade Adulta e Longevidade – UNIIAL da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), é um projeto de extensão, coordenado pelas Profa. Dra Antônia Márcia Duarte Queiroz e a Dra. Domingas Monteiro de Sousa.
A UNIIAL objetiva criar um espaço de diálogo entre os sujeitos para debaterem seus problemas e buscar soluções no âmbito da gerontologia e da geriatria, contemplando a realização de atividades em articulação com profissionais de diversas áreas do conhecimento, tais como; médico, psicólogo, assistente social, educador físico, pedagogo e professores. Para além do entendimento das múltiplas vozes e discursos que permeiam e constituem a subjetividade da pessoa adulta e idosa, buscar cada vez mais a integração destes na educação permanente e continuada em prol de uma satisfação pessoal e coletiva, ampliação de atividades, autonomia e uma melhor qualidade de vida, de modo que teçam a compreensão do valor social que eles possuem e a sua participação na sociedade como um todo.
A complexidade em sensibilizar as pessoas para a inevitável fase de envelhecimento, faz parte do processo de formação acadêmica, à medida que pode ser fonte de inspiração para o ensino formal e não formal, a partir das experiências adquiridas ao longo da vida. Além de contribuir em projetos de investigação e pesquisas nacionais e internacionais, em torno do entendimento de boas práticas de envelhecimento saudável e longevidade.
Intenta-se, portanto, propiciar à pessoa idosa da Região Centro-norte do Estado do Tocantins, subsídios educacionais congruentes com o seu período etário e as demandas sociais da contemporaneidade.
Como resultado, espera-se o fortalecimento de pesquisas integradas com realidades das pessoas idosas desta região e temáticas comprometidas com a formação e consolidação de políticas públicas efetivas ao atendimento e inclusão no contexto regional.
Esse processo inclusive pede fóruns para debates dos problemas com trocas de saberes e conhecimento que tenha por finalidade a melhoria da vida e consequentemente do envelhecimento humano no Tocantins. A intenção é a continuidade do Projeto e, futuramente, transformá-lo em um Programa institucional da Universidade Federal do Norte do Tocantins, expandindo sua ação aos campus de Guaraí e Xambioá.

