Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Filhote de jacaré é encontrado no CEHS de Tocantinópolis

publicado: 06/12/2022 10h05,
última modificação: 15/12/2022 11h19

Os servidores do Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis foram surpreendidos na manhã desta terça-feira, com um filhote de jacaré na Unidade Babaçu.

Por Eveliny Jácome e Letícia Barroso

Imediatamente, o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, órgão responsável para lidar com o manejo desses animais, foi acionado e se deslocou para fazer o recolhimento do filhote.

O biólogo Lamarck, Inspetor de Recursos Naturais, responsável pela retirada do animal, explicou que é comum nesse período chuvoso, quando se tem volumes grandes de chuva, a migração desses animais em busca de alimento, e nesse caso em específico, a Unidade Babaçu se localiza no limite entre um córrego e a cidade.

O Biólogo informou que o filhote não possui nenhum tipo de ferimento, portanto, será solto imediatamente em locais já mapeados pelo Naturatins, próprios para a soltura. Lamarck explica também que em casos como esse, a população costuma querer tocar nos animais, e essa é uma prática não aconselhada, pois gera estresse no animal. Ele orienta acionar o órgão responsável se casos como esse forem detectados em área urbana, tanto para segurança das pessoas como do próprio animal.

Soltura do filhote em área adequada

Para acionar o Naturatins em Tocantinópolis ligue: 3471-3975 ou 0800-631155